Ir para o conteúdo principal

Atividade 2.1. Fórum obrigatório

Atividade 2.1

Atividade 2.1

por Cláudia Marques Eleres - Número de respostas: 0
Já tive contato com um aluno Asperger, e é incrível a capacidade que eles têm em se concentrar e absorver muito conhecimento sobre aquilo que os interessa. Eles podem se perder no mundo de seus interesses, então, por que não tirar vantagem disso na sala de aula? Se estão fascinados por dinossauros, é importante ajustar as aulas para incluir dinossauros sempre que possível. Eles brilham quando estão em suas zonas de paixão.E sempre cumprir as rotinas, pois uma programação consistente pode reduzir qualquer ansiedade.


Agora, sobre os alunos com Síndrome de Rett, nunca tive contato, mas absorvendo um pouco dos textos e vídeos, entendo que a comunicação é uma peça chave. Como a condição pode impactar o movimento e fala, encontrar maneiras alternativas de se comunicar é crucial. Isso pode envolver linguagem de sinais, dispositivos de comunicação ou até mesmo olhares e gestos.

Adaptar o ambiente é crucial. Se eles têm dificuldades motoras, ajustar as atividades é preciso para torná-las mais acessíveis  E não é só na escola, envolver os pais e criar uma equipe de apoio é essencial. Em ambas as situações, é tudo sobre flexibilidade e compreensão. Conhecer o aluno, ajustar as estratégias conforme necessário e estar aberto para aprender junto com eles.