Ir para o conteúdo principal

Atividade 2.1. Fórum obrigatório

Atividades 2.1.

Atividades 2.1.

por Bianca Barrocas dos Santos - Número de respostas: 2

Minha experiência com alunos TEA é interessante, trabalho em uma das escolas que é referência em inclusão escolar na capital do Rio de Janeiro. Tenho 6 turmas em que leciono inglês e em cada uma tenho alunos com deficiências diversas. Meus alunos TEA são bem diferentes, em uma turma tenho 4 alunos cada um em níveis diferentes de suporte. Os dois autistas leves têm altas habilidades e costumam auxiliar a turma em atividades mais complexas da disciplina. Eles possuem muita facilidade em língua inglesa, um deles também demostra facilidade na oralidade da língua, ou outro possui um pouco mais de dificuldade. O terceiro aluno é um autista moderado, possui atraso cognitivo, mas com adaptações curriculares consegue desenvolver principalmente o vocabulário em língua estrangeira, mas possui dificuldade na construção de frases. O quarto é autista severo, não se comunica verbalmente e está tentando se adaptar ao uso do tablet para se comunicar. Com ele tento adaptar o conteúdo e utilizar movimentos para conectar com o vocabulário do livro.

Não consigo utilizar o mesmo planejamento para todos os atípicos para quem leciono, pois cada um possui características diversas. Entender como posso ensiná-los demanda observação, conhecimento metodologias diversas e paciência para encontrar o melhor formato de ensino aprendizagem para cada conteúdo.


Em resposta à Bianca Barrocas dos Santos

Re: Atividades 2.1.

por Paula Aguiar Correia Rodrigues -
Interessante a sua experiência! É bom ver relatos de colegas que trabalham no segundo segmento do ensino fundamental com essa proposta de trabalho. No município que eu trabalho, infelizmente é muito mais comum que os professores de segundo segmento não tenha esse olhar e disponibilidade para o trabalho com as inclusões. Parabéns!
Em resposta à Paula Aguiar Correia Rodrigues

Re: Atividades 2.1.

por Bianca Barrocas dos Santos -
Oi, Paula. Na verdade trabalho no Fundo 1, mas independente do segmento, eu faria o mesmo trabalho de adaptação dos conteúdos. Toda a escola faz, principalmente nas avaliações para fund 2 e médio por serem conteúdos mais complexos para alunos com maior déficit intelectual. Agradeço muito e torço muito para que os professores da sua região busquem conhecimento na área de inclusão e apliquem no dia a dia.