Diante das leituras, não há como não relacionar às leituras realizadas para as discussões do fórum anterior, que posicionava às instituições em dois modelos de gestão: a primeira numa perspectiva empresarial, e uma outra no contexto de gestão democrática. O que se percebe nos textos é uma grande luta entre duas vertentes que contribuem ou dificultam o processo educacional, pois, de um lado as grandes empresas demarcam seus territórios dentro das instituições escolares e ditam as regras sobre o funcionamento e desenvolvimento da aprendizagem, demonstrando suas formas e objetos a serem adquiridos nesse processo. Por outro, entidades educacionais e estudiosos tentam alertar os perigos desse processo "fabril" e empresarial que estão querendo cada vez mais inserir dentro do espaço escolar. Diante disso, o que temos são professores, de certo modo, de mão atadas e por muitas vezes, sem saber o que fazer diante dessa constante tentativa de sucateamento do espaço escolar.
Precisamos, enquanto professores, lutar por uma educação pública e de qualidade para nossos estudantes, mas não só, precisamos lutar por um processo de formação docente que valorize, cada vez mais, os professores.