A educação pública no Brasil tem enfrentado diversos desafios, sobretudo na última década. Diversos indicadores mostram o quanto ainda estamos aquém de nossas capacidades enquanto um país com nossa potencialidade. No entanto, como diria Darcy Ribeiro, a crise da educação no Brasil é um projeto. Projeto este que segue os interesses de grandes grupos empresariais que, dentro de uma perspectiva de avanço do neoliberalismo, veem a educação como um espaço de garantia de lucros. Os dois artigos da semana deixam claro as diferenças entre os projetos em disputa. Enquanto o texto produzido pelo Instituto Unibanco tem um caráter mais panfletário, que tenta conquistar o leitor através de um design mais aprazível e com argumentações simplistas, o artigo de Marilda Costa e Leonardo da Silva trazem uma discussão mais articulada, com um arcabouço teórico claro, focando no processo histórico e salientando as problemáticas que incorrem quando o capital começa a se inserir no campo da educação.
Em resposta à Vitor Fernando da Silva Felix
Re: Luta pela educação pública de qualidade
por Maria Vera Lucia Medeiros -As divergências evidentes nos olhares sobre a educação no Brasil, enfocam de um lado a crise como um projeto impulsionado por interesses empresariais, especialmente dentro do contexto neoliberal, destacando como a educação se tornou um espaço para garantir lucros, o segundo artigo, é pertinente o que foi colocado acima sobre Marilda Costa e Leonardo da Silva, mergulhando-se nas implicações da Base Nacional Comum Curricular e nas reformas do ensino médio. è posto a análise crítica das mudanças educacionais sob uma perspectiva teórica e histórica, enfatizando as questões emergentes quando o capital se entrelaça com a educação. As visões se contrastam não apenas na análise da situação atual, mas também na abordagem das soluções e nas implicações das políticas em disputa para o futuro da educação no país.
Em resposta à Vitor Fernando da Silva Felix
Re: Luta pela educação pública de qualidade
por Camyla Silva da Costa -Concordo, Vitor.
O sistema e as próprias políticas públicas visam apenas o crescimento para o mercado. A construção do currículo e as formações dos educandos são enraizadas historicamente nesse viés neoliberalista.
O sistema e as próprias políticas públicas visam apenas o crescimento para o mercado. A construção do currículo e as formações dos educandos são enraizadas historicamente nesse viés neoliberalista.