A respeito das reformas educacionais e do contexto educacional brasileiro, ressalto a necessidade de se olhar e compreender esse contexto pensando em suas especificidades. Aliás, o mais adequado é considerar diferentes contextos. Nesse sentido, penso que as reformas educacionais podem ter seu valor quando visam a melhorar os modelos de formação dos estudantes, a opor-se à evasão escolar e a procurar sanar as desigualdades e defasagens educacionais. No entanto, penso que é preciso estar atento quando elas, tal qual a Reforma do Novo Ensino Médio, são implementadas com parca inclusão da comunidade escolar em suas proposições, além da faltas de subsídios adequados para se reunir recursos e propor formações continuadas aos docentes e demais agentes educacionais, assim, resultando em uma manutenção das desigualdades educacionais, sobretudo, quando consideradas escolas públicas e privadas.
Reformas educacionais e o contexto educacional brasileiro
por Juliana Kohari da Silva - Número de respostas: 1
Em resposta à Juliana Kohari da Silva
Re: Reformas educacionais e o contexto educacional brasileiro
por Thiago Junior Miranda Pompeu -Olá, Juliana!
Sim, sua colocação faz todo sentido, pois, em vez de melhorar a educação, o Novo Ensino Médio cada vez mais reforça as desigualdades entre as escolas públicas e privadas.
Sim, sua colocação faz todo sentido, pois, em vez de melhorar a educação, o Novo Ensino Médio cada vez mais reforça as desigualdades entre as escolas públicas e privadas.