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Atividade 2.1.: Fórum temático (Avaliativo)

As reformas educacionais brasileira e a comercialização do ensino

As reformas educacionais brasileira e a comercialização do ensino

por Ana Raquel Alves de Negreiros - Número de respostas: 3
As reformas educacionais brasileiras chegaram "atropelando" o sistema educacional, sobretudo as redes públicas de ensino, as quais, via de regra, possuem menos estruturas e recursos se comparadas à unidades educacionais privadas. Considerando o aumento da perspectiva da educação como um produto a ser comercializado e do avanço de ideais neoliberalistas no país, não podemos deixar de considerar que tais reformas também surgem como ferramentas para valorizar escolas privadas, com maiores condições de adaptação, em detrimento de escolas públicas, restringindo o acesso à educação de qualidade de forma gratuita e destacando as instituições privadas como os únicos caminhos para uma boa educação e formação. 
Em resposta à Ana Raquel Alves de Negreiros

Re: As reformas educacionais brasileira e a comercialização do ensino

por Rhulio Rodd Neves de Aguiar -
Olá Ana Raquel, concordo com seu argumento. Infelizmente há diversos fatores que acabam contribuindo para a precarização da educação pública. É necessário que o poder público, a comunidade escolar e a sociedade em geral desenvolvam políticas públicas de forma democrática para melhorar o ensino público no Brasil, visando atender as necessidades e as especificidades de cada região do país.
Em resposta à Ana Raquel Alves de Negreiros

Re: As reformas educacionais brasileira e a comercialização do ensino

por Thiago Junior Miranda Pompeu -
Olá, Ana!
Concordo com que você pontuou, essa reforma só privilegiou as escolas particulares. A educação passou a ter, realmente, um viés capitalista, o lucro está se sobrepondo à formação integral e humanística do aluno.
Em resposta à Ana Raquel Alves de Negreiros

Re: As reformas educacionais brasileira e a comercialização do ensino

por José Antonio Gonçalves de Sousa -
concordo com o exposto, muito dessas reformas veio de uma vez para que as escola possa fazer mudanças rapidamente, sem reconhecer a realidade de cada escola fazendo com que o professor seja um mediador dessa mudança.