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Atividade 2.1.: Fórum temático (Avaliativo)

A homogeneização da base nacional

A homogeneização da base nacional

por Matheus Carvalho do Valle da Silva - Número de respostas: 2

Acredito que a Base Nacional Comum Curricular, embora tenha a sua importância e necessidade, seja bastante homogeneizadora ao normatizar para todo o território nacional as competências, habilidades e conteúdos a serem trabalhados ao longo do vasto caminho do educando no Brasil. Apesar de a BNCC prever uma parte diversificada do currículo para abarcar as especificidades de cada estado e modalidade, temos uma base nacional que foi colocada sem um debate profundo com os mais afetados com o novo documento:  estudantes e professores.

O Novo Ensino Médio é uma das maiores sínteses dos problemas apresentados com a BNCC e as reformas decorrentes do período Temer. As desigualdades ficam cada vez mais candentes quando olhamos as escolas públicas e privadas no que se refere a oferta dos itinerarios formativos e capacidade de organização das escolas. Todas as dificuldades parecem ser resolvidas com mais "autonomia" aos alunos, educação "integral" e competências. Será que a educação é feita para que o aluno saia apenas com uma bolsa de apetrechos prontos para serem usados no mercado de trabalho? Em qualquer lugar do Brasil?

Em resposta à Matheus Carvalho do Valle da Silva

Re: A homogeneização da base nacional

por Jennifer Adryene Silva Carvalho Moura -
Boa noite Matheus
Esse problema relatado por você de uma não adequação da BNCC com as escolas é o resultado da maneira como a mesma foi desenvolvida e passada. Pessoas que não são da área da educação redigiram um documento normalizador sem a real noção da realidade escolar do seu país e que acham que através de uma assinatura de documento todos os problemas vão ser resolvidos. E como resultado disso, vemos novamente que os alunos de escolas públicas sendo os mais atingidos e reforçando a desigualdade do ensino.
Em resposta à Matheus Carvalho do Valle da Silva

Re: A homogeneização da base nacional

por Hilda Progênio Morais -
Sim, se visualizamos o ensino público e o privado percebemos diferentes caminhos. Com a reforma o ensino público já "prepara" o jovem para o mercado com poucas perspectivas para o ensino superior, diferentemente da instituição privada que conduz o seu aluno para graduação e academia. Isso se reflete nas instituições superiores públicas com um grande número de alunos egressos de escolas particulares. Onde essa proposta do ensino médio apenas reforça a desigualdade e não a quebra dela.