Acredito que a Base Nacional Comum Curricular, embora tenha a sua importância e necessidade, seja bastante homogeneizadora ao normatizar para todo o território nacional as competências, habilidades e conteúdos a serem trabalhados ao longo do vasto caminho do educando no Brasil. Apesar de a BNCC prever uma parte diversificada do currículo para abarcar as especificidades de cada estado e modalidade, temos uma base nacional que foi colocada sem um debate profundo com os mais afetados com o novo documento: estudantes e professores.
O Novo Ensino Médio é uma das maiores sínteses dos problemas apresentados com a BNCC e as reformas decorrentes do período Temer. As desigualdades ficam cada vez mais candentes quando olhamos as escolas públicas e privadas no que se refere a oferta dos itinerarios formativos e capacidade de organização das escolas. Todas as dificuldades parecem ser resolvidas com mais "autonomia" aos alunos, educação "integral" e competências. Será que a educação é feita para que o aluno saia apenas com uma bolsa de apetrechos prontos para serem usados no mercado de trabalho? Em qualquer lugar do Brasil?