Ir para o conteúdo principal

Atividade 2.1.: Fórum temático (Avaliativo)

CURRÍCULO E NORMATIVIDADE

CURRÍCULO E NORMATIVIDADE

por José Edvaldo Salustiano Barbosa - Número de respostas: 7

Muitos são os embates a cerca da implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aprovada em 2017. A busca por um currículo comum que servisse de referência e englobasse os direitos de aprendizagem e um ensino pautado em competências e habilidades estava prevista desde 1988 na Constituição Federal e em 1996 com a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96. A crítica é feita justamente a maneira como tais documentos são empurrados pela garganta dos educadores sem o mínimo de consulta e de formação para compreensão do que se trata.

A partir das leituras realizadas observamos que reforma do ensino médio se propunha a aumentar a atratividade desta etapa da educação, no intuito de formular e trazer para a realidade currículos que dialogassem com o contexto em que jovens de hoje estão inseridos e também com o mercado de trabalho. Evidentemente isso não aconteceu, uma vez que ainda não houve essa implementação e as discussões ainda continuam a acontecer.

Como podemos observar os itinerários formativos que estão presentes dentro dessa nova proposta de ensino médio estão sendo propostos e implantados, com poucas opções e algumas situações descontextualizadas. Além disso, ela não previu os recursos financeiros necessários para que houvesse de fato alguma escolha curricular por parte dos estudantes, simplesmente tudo foi formulado por uma minoria sem a consulta da sociedade e principalmente dos seus protagonistas. É preciso urgentemente repactuar um novo modelo, uma nova proposta que seja condizente com a realidade dos estudantes.


Em resposta à José Edvaldo Salustiano Barbosa

Re: CURRÍCULO E NORMATIVIDADE

por Amanda Azevedo Abou Mourad -
Concordo plenamente com você! A falta de formação adequada dos educadores, aliada à ausência de participação da sociedade na formulação das mudanças educacionais, destaca a urgência de repensar e ajustar o modelo proposto para que seja mais condizente com a realidade dos estudantes.
Em resposta à Amanda Azevedo Abou Mourad

Re: CURRÍCULO E NORMATIVIDADE

por Ana Angélica Gonçalves da Silva -
Sabemos que medidas como a implementação da BNCC, do Novo Ensino Médio, entre outras, visam melhorar a qualidade do ensino ofertado no nosso país, porém, como foi colocado, os principais interessados nessas propostas, não são consultados e nem tem conhecimento do que se trata.

Embora a proposta do Novo Ensino Médio seja atender às necessidades e às expectativas dos jovens, fortalecendo o protagonismo juvenil, só tem servido para aumentar as desigualdades e o índice de evasão escolar. Retiraram matérias básicas da nossa base para priorizar os itinerários, sendo que os vestibulares cobram pelos componentes curriculares e não pelos itinerários. Além disso faltam espaços para as aulas práticas e muitos professores não estão qualificados.

O Novo Ensino Médio precisa urgentemente de revisão e monitoramento para que funcione para os estudantes.
Em resposta à José Edvaldo Salustiano Barbosa

Re: CURRÍCULO E NORMATIVIDADE

por Iara de Oliveira Borges -
Concordo ao mencionar que os documentos norteadores para mudanças no Currículo da Base Nacional não foram de ampla divulgação, apreciação e debate. Fazer uma mudança no processo educacional de maneira isolada, em que levaram em conta os pareceres de alguns integrantes e de uma maneira ou outra se beneficiaram na forma como foi discutido a matriz curricular tornou-se excessivamente excludente. Noto que os verdadeiros interessados dentre essa minoria são os mantenedores de instituições privadas, de uma elite capitalista para assim oferecerem condições avantajadas para que pode arcar o ensino qualitativo.
Em resposta à José Edvaldo Salustiano Barbosa

Re: CURRÍCULO E NORMATIVIDADE

por Juliana Gomes Pantoja -
É revoltante perceber como os documentos que moldam o futuro da educação são empurrados goela abaixo dos educadores, sem o devido respeito pela consulta e formação essenciais para compreender e implementar tais mudanças. A raiva aumenta ao constatar que a tão proclamada reforma do ensino médio, destinada a tornar essa etapa mais atrativa e alinhada ao contexto dos jovens e ao mercado de trabalho, parece mais uma promessa vazia do que uma realidade concreta.
Em resposta à José Edvaldo Salustiano Barbosa

Re: CURRÍCULO E NORMATIVIDADE

por Jacqueline Augusta de Almeida -
De fato, as reformas educacionais dizem nascer do diálogo coletivo, mas como vemos não é assim. Um parcela privilegiada é quem sempre determina os caminhos da educação, de preferência que atenda os seus interessantes. O Ensino Médio foi mais vez atacado com essa reforma, com a ideia de tornar atrativo, ampliou as desigualdades sociais, pois a formação dos jovens das escolas públicas seguiram essa cartilha, enquanto os jovens das escolas privadas de alto padrão continuaram sendo preparados para formação com vista ao Ensino Superior.
Em resposta à José Edvaldo Salustiano Barbosa

Re: CURRÍCULO E NORMATIVIDADE

por Raphaella Gomes Lyrio -
Concordo! Não houve um debate com os envolvidos no processo. A intenção foi melhorar a qualidade do ensino, porém ampliou a desigualdade.
Em resposta à José Edvaldo Salustiano Barbosa

Re: CURRÍCULO E NORMATIVIDADE

por Hilda Progênio Morais -
Principalmente com a realidade do cenário educacional brasileiro! A diminuição ou exclusão de matérias importantes contribui para que a desigualdade venha aumentar, é necessário que o jovem aprenda alguns tópicos propostos pela essa reforma, no entanto, ela de certa forma deixa esse estudante inerte no ciclo que ele não pense algo além do mercado.