A princípio, a criação de uma Base Nacional Comum Curricular tem o objetivo de garantir aos estudantes o direito de aprender um conjunto fundamental de conhecimentos e habilidades comuns – de norte a sul, nas escolas públicas e privadas, urbanas e rurais de todo o país.
A Base Nacional Comum Curricular é um documento normativo que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. As habilidades da BNCC são os conhecimentos necessários para o pleno desenvolvimento das competências. Em outras palavras, ao desenvolver uma competência, estamos mobilizando várias habilidades que juntas proporcionam o domínio em determinado contexto.
Era ruim porque as instalações das escolas eram precárias e continuam sendo, em vários sentidos: logísticos, pedagógicos, afetivos. Os alunos tinham e seguem tendo dificuldades de acesso e permanência no ambiente escolar. Faltam-lhes condições materiais e sociais adequadas aos estudos.
Entretanto, na prática, o Novo Ensino Médio resultou em promessas não cumpridas e algumas incertezas, alguns dos pontos delicados da reforma são a ausência de formação das equipes para lidar com a mudança curricular e, muitas vezes, a falta de professores com conhecimentos específicos.