Ir para o conteúdo principal

Atividade 3.1.: Fórum temático (Avaliativo)

GERIR UMA ESCOLA É BUSCAR O EQUILÍBRIO DA COLETIVIDADE EM MEIO ÀS INDIVIDUALIDADES

GERIR UMA ESCOLA É BUSCAR O EQUILÍBRIO DA COLETIVIDADE EM MEIO ÀS INDIVIDUALIDADES

por Antônio Souza Pereira dos Santos - Número de respostas: 8

Olá a todos e todas!

          Pensando a atividade, acredito que o gestor é aquele quem coordena e comanda, sem ser autoritário. Entretanto, como ele lida com pessoas e suas personalidades, deve atentar-se para tais individualidades e subjetividades - de modo que tenha a possibilidade de mediar os inevitáveis conflitos que surgirão na equipe, buscando sempre o equilíbrio entre a coletividade do trabalho em equipe e a necessária individualidade dos seus componentes. 


         Ainda, e aqui me refiro à relação gestor-docente em específico, é cogitar que nem sempre este último exprimirá verbalmente o que está pensando em relação ao modo como aquele gere o ambiente escolar - mas ele o fará a partir das ações/atitudes que tiver e de suas expressões corporais em determinados momentos. E sempre que "negociar" com seu corpo docente, não esquecer, jamais, que alguns deles conhecem integralmente os direitos que possuem (outros nem sabem) e que podem (e eventualmente vão) exigi-los; da mesma forma, não esquecer que a secretaria e a coordenação pedagógica também podem gerar potenciais conflitos com os professores (o contrário também é válido), sobretudo quando as falhas de comunicação e problemas de execução nas atribuições de cada um atrapalham a harmonia do ambiente escolar.


          Os demais participantes devem lembrar que as suas atribuições não são isoladas, pois a escola funciona (ou deve funcionar) em conjunto. Tudo, ao final, converge para o gestor - então, cada um também deve ser capaz de gerir os seus conflitos, os que acontecem com seus pares e os que envolvem os demais membros da unidade. Respeito ao outro e o entendimento de que a presença dele naquele ambiente é tão importante quanto a sua é vital. E mais importante que toda e qualquer presença, está a dos estudantes - que, de fato, são a razão principal da escola e que trazem consigo uma infinidade de problemas e conflitos que afetam a tudo e a todos.

Em resposta à Antônio Souza Pereira dos Santos

Re: GERIR UMA ESCOLA É BUSCAR O EQUILÍBRIO DA COLETIVIDADE EM MEIO ÀS INDIVIDUALIDADES

por Rian Lucas da Silva -
Boa tarde!
A questão da negociação, citada por você, é de fato um potencializador para as discussões entre participantes envolvidos na instituição escolar, uma vez que essa capacidade fará com que cada opinião seja respeitada a seu tempo e modo.
Em resposta à Antônio Souza Pereira dos Santos

Re: GERIR UMA ESCOLA É BUSCAR O EQUILÍBRIO DA COLETIVIDADE EM MEIO ÀS INDIVIDUALIDADES

por Andressa da Silva Nascimento -
Com certeza, respeito ao outro é fundamental, só assim para ter um ambiente sem hostilidade e com boa resolução de conflitos.
Em resposta à Antônio Souza Pereira dos Santos

Re: GERIR UMA ESCOLA É BUSCAR O EQUILÍBRIO DA COLETIVIDADE EM MEIO ÀS INDIVIDUALIDADES

por Francisco Diétima da Silva Bezerra -
Olá.
Você colocou pontos que, de fato, são necessários se observar. Cito dois: o não autoritarismo e o funcionamento da escola como uma engrenagem.
Em resposta à Antônio Souza Pereira dos Santos

Re: GERIR UMA ESCOLA É BUSCAR O EQUILÍBRIO DA COLETIVIDADE EM MEIO ÀS INDIVIDUALIDADES

por Ampelia de Jesus Ramos do Rosario -
Bem colocado pelo colega a questão dos conflitos e sabemos que também os alunos são peças importantes e muitas vezes causadores de conflitos entre corpo docente e gestão e é tão importante o gestor entender e ter confiança na sua equipe, porque vivenciei e uma unidade escolar em que o gestor não acreditava nos próprios professores e assim os alunos percebendo a fragilidade no relacionamento da gestão e docência, fazia oque queria e não era por ninguém advertido pelos seus atos. Portanto o mesmo gestor não tinha o respeito de sua equipe.
Em resposta à Antônio Souza Pereira dos Santos

Re: GERIR UMA ESCOLA É BUSCAR O EQUILÍBRIO DA COLETIVIDADE EM MEIO ÀS INDIVIDUALIDADES

por Damião Benilson Gomes de Melo -
Uma excelente análise, Antônio. Até porque uma gestão se faz democraticamente. Um gestor que se posiciona com autoritarismo perante a comunidade escolar não age como um líder. É preciso atentar que todos de alguma forma poderão contribuir de maneira positiva com a gestão do espaço escolar. Por isso, é tão fundamental que haja uma postura colaborativa, ética e democrática nas decisões, atividades e projetos da escola, respeitando sempre as diferenças e as potencialidades de cada um. Um ambiente participativo e colaborativo é possível e tudo começa a partir do gestor. É minha opinião. Desejo a todos bons estudos. Até a próxima!
Em resposta à Antônio Souza Pereira dos Santos

Re: GERIR UMA ESCOLA É BUSCAR O EQUILÍBRIO DA COLETIVIDADE EM MEIO ÀS INDIVIDUALIDADES

por Kamila Ribeiro da Silva -
Boas colocações. Acredito que o equilíbrio das relações é fundamental para que haja um ambiente minimamente cordial e possível de se trabalhar.
Em resposta à Antônio Souza Pereira dos Santos

Re: GERIR UMA ESCOLA É BUSCAR O EQUILÍBRIO DA COLETIVIDADE EM MEIO ÀS INDIVIDUALIDADES

por Michella Rita Santos Fonseca -
Além das habilidades do gestor escolar, os demais participantes da instituição de ensino também podem contribuir para a união da equipe. Algumas formas de contribuição positiva incluem os membros da equipe podem trabalhar juntos de forma colaborativa, compartilhando conhecimentos, experiências e ideias. Isso promove um senso de pertencimento e ajuda a construir relacionamentos positivos entre os colegas.
É importante que todos os participantes da instituição de ensino demonstrem respeito mútuo, reconhecendo e valorizando as contribuições individuais de cada membro da equipe. Isso cria um ambiente de trabalho harmonioso e fortalece os laços entre os colegas. A comunicação aberta e transparente entre os membros da equipe é fundamental para a união e o entendimento mútuo. Encorajar a expressão de ideias, preocupações e feedback construtivo ajuda a evitar mal-entendidos e a resolver conflitos de maneira saudável. Os membros da equipe podem oferecer apoio uns aos outros, seja compartilhando recursos, oferecendo ajuda em momentos de dificuldade ou celebrando conquistas coletivas. Isso fortalece os laços entre os colegas e promove um ambiente de trabalho positivo.
Assim, um gestor escolar deve possuir habilidades de comunicação, resolução de conflitos e liderança inspiradora para promover a união da equipe. Os demais participantes da instituição de ensino podem contribuir positivamente por meio da colaboração, respeito mútuo, comunicação aberta e apoio mútuo. Juntos, esses esforços podem fortalecer a equipe e criar um ambiente de trabalho saudável e produtivo.