Olá a todos e todas!
Pensando a atividade, acredito que o gestor é aquele quem coordena e comanda, sem ser autoritário. Entretanto, como ele lida com pessoas e suas personalidades, deve atentar-se para tais individualidades e subjetividades - de modo que tenha a possibilidade de mediar os inevitáveis conflitos que surgirão na equipe, buscando sempre o equilíbrio entre a coletividade do trabalho em equipe e a necessária individualidade dos seus componentes.
Ainda, e aqui me refiro à relação gestor-docente em específico, é cogitar que nem sempre este último exprimirá verbalmente o que está pensando em relação ao modo como aquele gere o ambiente escolar - mas ele o fará a partir das ações/atitudes que tiver e de suas expressões corporais em determinados momentos. E sempre que "negociar" com seu corpo docente, não esquecer, jamais, que alguns deles conhecem integralmente os direitos que possuem (outros nem sabem) e que podem (e eventualmente vão) exigi-los; da mesma forma, não esquecer que a secretaria e a coordenação pedagógica também podem gerar potenciais conflitos com os professores (o contrário também é válido), sobretudo quando as falhas de comunicação e problemas de execução nas atribuições de cada um atrapalham a harmonia do ambiente escolar.
Os demais participantes devem lembrar que as suas atribuições não são isoladas, pois a escola funciona (ou deve funcionar) em conjunto. Tudo, ao final, converge para o gestor - então, cada um também deve ser capaz de gerir os seus conflitos, os que acontecem com seus pares e os que envolvem os demais membros da unidade. Respeito ao outro e o entendimento de que a presença dele naquele ambiente é tão importante quanto a sua é vital. E mais importante que toda e qualquer presença, está a dos estudantes - que, de fato, são a razão principal da escola e que trazem consigo uma infinidade de problemas e conflitos que afetam a tudo e a todos.