O TDAH tem características de desatenção, como:
Não presta atenção a detalhes ou comete erros descuidados em trabalhos escolares ou outras atividades; |
Tem dificuldade de manter a atenção em tarefas na escola ou durante jogos; |
Não parece prestar atenção quando abordado diretamente; |
Não acompanha instruções e não completa tarefas; |
Tem dificuldade para organizar tarefas e atividades; |
Evita, não gosta ou é relutante no envolvimento em tarefas que requerem manutenção do esforço mental durante longo período de tempo; |
Frequentemente perde objetos necessários para tarefas ou atividades escolares; |
Distrai-se facilmente. |
Também apresenta sintomas de hiperatividade e impulsividade como:
Movimenta ou torce mãos e pés com frequência; |
Frequentemente movimenta-se pela sala de aula ou outros locais; |
Corre e faz escaladas com frequência excessiva quando esse tipo de atividade é inapropriado; |
Tem dificuldades de brincar tranquilamente; |
Frequentemente movimenta-se e age como se estivesse "ligada na tomada"; |
Costuma falar demais; |
Frequentemente responde às perguntas de modo abrupto, antes mesmo que elas sejam completadas; |
Frequentemente tem dificuldade de aguardar sua vez |
Conforme consta na atual apostila do curso.
Penso que algumas práticas, listadas abaixo, podem ser utilizadas para um trabalho pedagógico construtivo:
Jogos de simulação contextualizada pelos conteúdos curriculares;
Práticas pedagógicas que envolvam construção;
Jogo de Xadrez.
Jogos colaborativos.