Ir para o conteúdo principal

Atividade 3.1 - Fórum temático

Atividade 3.1

Atividade 3.1

por Adriano da Silva e Silva - Número de respostas: 0

Práticas pedagógicas que podem ajudar na condução dos trabalhos escolares com as crianças que têm TDAH.

Sabe-se que as escolas, professores, pais e responsáveis exercem papel essencial de fazer o que é preciso para a criança e o adolescente com TDAH encontrarem espaço para desenvolverem seu potencial. Neste sentido, abaixo elenco algumas práticas simples que as escolas e professores podem estar desenvolvendo e que podem fazer total diferença para o aluno com TDAH, são estas:

1- propor que o aluno demostre a absorção do conhecimento de outras maneiras que foge do padrão estabelecido para todos em sala.

2- disponibilizar tempo extra para resolução de provas e atividades - principalmente as avaliativas -.

3- Ajuste no ambiente da sala de aula, ou seja, manter o aluno sentado a distância de portas e janelas, evitando que este frequentemente perca sua atenção com ações externas a sala.

4- propor aos alunos uma ação de monitoria (rotativa) com o objetivo de ajudar o(a) colega com TDAH na organização das atividades, no compromisso e lembrete de atividades complementares e com datas agendadas, etc.

5- buscar em alguns momentos da aula e explicação do conteúdo, direcionar questionamentos ao/a aluno(a) com TDAH - principalmente se observar que este já desfocou sua atenção - objetivando que resgate a atenção deste aluno, e que o mesmo exponha sua compreensão do conteúdo explicado para que assim o professor possa fazer resgate de partes não absorvidas e com a atenção do lado retomada, fazê-lo absorver a parte perdida.

6 - caso a ideia da monitoria não funcione, estabeleça um quadro de avisos em sala de aula, contendo prazos de entrega das atividades, avisos de provas - conteúdos - , e avisos outros.... objetivando que este aluno diariamente confira no mural de avisos da sala o que precisa ser feito e entregue.

7- reforço positivo sempre que o aluno com TDAH conseguir manter sua rotina, lembrar da execução das tarefas, e outras situações... criando um processo de compreensão que o seu esforço para manter-se na rotina e conseguir organizar-se é algo extremamente positivo para seu desenvolvimento. Caso o aluno não consiga, evitar critica-lo por não ter conseguido e sim incentivá-lo de que é capaz e que irá conseguir, buscando novas estratégias para executar.