Ir para o conteúdo principal

Atividade 4.2.: Fórum temático (Avaliativo)

Empatia por questões individuais e coletivas (trabalho premiado - MEI 2021, intitulado: "#Quem sou, nós, somos?")

Empatia por questões individuais e coletivas (trabalho premiado - MEI 2021, intitulado: "#Quem sou, nós, somos?")

por Damião Benilson Gomes de Melo - Número de respostas: 2

Escolhemos para dialogar com a nossa prática docente o trabalho intitulado "#QUEM SOU, NÓS, SOMOS?", vencedor do MEI 2021, na categoria Ensino Fundamental II. O trabalho em questão abordou temas como empatia e do respeito, mas também teve a sensibilidade de tratar de outros temas igualmente relevante, como a gentileza, a felicidade, a honestidade, a paciência e o amor à natureza.

Entendemos que o projeto apresentado pelas professoras Elaine Cecilia de Lima Oliveira e Graciele Batista Gonzaga, aplicado na cidade de Betim (MG), buscou promover a empatia e o pensamento científico no ambiente escolar através de reflexões e discussões sobre problemas que tinham relações com as manifestações dos sentimentos. Para tanto, as autoras articularam as relações do "eu, do outro e do nós" em um projeto voltado para os alunos do Ensino Fundamental II.

Além disso, o projeto buscou instigar os alunos a agirem com um olhar científico, instigando a curiosidade em examinar, principalmente, dando o enfoque nas relações pessoais e no coletivo. Com o objetivo de contribuir para a formação integral dos estudantes do Ensino Fundamental, as autoras souberam lidar com a importância de se aliar o pensamento científico às competências emocionais e sociais por meio de discussões sociais e socioambientais. relevantes dentro e fora do espaço escolar.

Essa discussão nos chamou a atenção porque acreditamos que no espaço escolar devamos preservar a empatia entre os profissionais da educação, alunos e a comunidade. Também porque o trabalho em tela dialoga diretamente com um artigo que submetemos recentemente a revista ForScience e que trata da importância de se trabalhar o respeito às culturas e à diversidade na sala de aula para que possamos contribuir com a construção de uma sociedade cada vez mais consciente e voltada para o respeito, a empatia e a defesa dos direitos humanos que são inerentes a todos.

Parabenizo às autoras pelo exitoso projeto e pelas contribuições trazidas.

Forte abraço a todos. Bons estudos.


Em resposta à Damião Benilson Gomes de Melo

Re: Empatia por questões individuais e coletivas (trabalho premiado - MEI 2021, intitulado: "#Quem sou, nós, somos?")

por Patrick Osorio de Melo dos Santos -
Boa noite Damião;
De primeiro momento, a julgar pelo titulo, o trabalho não me chamou a atenção, mas com a sua explanação acredito que foi um trabalho muito relevante, e que aborda valores importantes tais como empatia, gentileza, honestidade e respeito à natureza. Que ao contrario muitos acreditam devem sim ser trabalhado na escola, não devendo ser exclusivos da educação familiar. Programas como esse podem colaborar com a melhoria da nossa sociedade, principalmente nas relações interpessoais e com a natureza.
Em resposta à Damião Benilson Gomes de Melo

Re: Empatia por questões individuais e coletivas (trabalho premiado - MEI 2021, intitulado: "#Quem sou, nós, somos?")

por Débora Gonçalves Barbosa -
Olá, colega! Bom dia!

Este também foi o projeto que escolhi para a análise. Achei muito interessante como as autoras planejaram e desenvolveram um projeto que trata sobre as questões socioemocionais de seus alunos relacionando a iniciação científica, considero esse um tema super importante na atualidade.