O artigo versa sobre um estudo de caso na cidade de Campinas SP oriundo de um projeto escolar com culminância em um trabalho de visitação de campo.
O público alvo a que diz respeito o trabalho são alunos do 8º ano da rede municipal de educação de Campinas SP. É importante ressaltar que a todo momento o trabalho proporciona interfaces com a disciplina de História, mesmo tendo como ponto de vista e análise o ESPAÇO, conceito chave nas pesquisas na ciência Geográfica.
O trabalho de campo desenvolvido tem como premissa a observação da paisagem geográfica do município e sua interligação com o ciclo econômico do café e sua importância na construção da sociedade em questão, isto é, na economia e sociedade.
Os locais que foram visitados são: a sede do Museu do café e a Estação Cultura são materialidades históricas tombadas pelo município de Campinas - SP
Após a visita, o autor descreve que fora realizado momentos de socialização das aprendizagens acerca dos resquícios do ciclo cafeeiro e as novas funções que tais edificações foram assumindo ao longo do tempo até os dias atuais. De igual forma foram construídas ilustrações que demonstrassem a paisagem que fora observada.