Ir para o conteúdo principal

Atividade 4.2.: Fórum temático (Avaliativo)

CAMPINAS DO CAFÉ: DO CICLO ECONÔMICO A COMPREENSÃO DO LUGAR DE VIVÊNCIA

CAMPINAS DO CAFÉ: DO CICLO ECONÔMICO A COMPREENSÃO DO LUGAR DE VIVÊNCIA

por Krishna Kelly Bastos Ferreira - Número de respostas: 3

O artigo versa sobre um estudo de caso na cidade de Campinas SP oriundo de um projeto escolar com culminância em um trabalho de visitação de campo. 

 O público alvo a que diz respeito o trabalho são alunos do 8º ano da rede municipal de educação de Campinas SP. É importante ressaltar que a todo momento o trabalho proporciona interfaces com a disciplina de História, mesmo tendo como ponto de vista e análise o ESPAÇO, conceito chave nas pesquisas na ciência Geográfica. 

O trabalho de campo desenvolvido tem como premissa a observação da paisagem geográfica do município e sua interligação com o ciclo econômico do café e sua importância na construção da sociedade em questão, isto é, na economia e sociedade.

Os locais que foram visitados são: a sede do Museu do café e a Estação Cultura são materialidades históricas tombadas pelo município de Campinas - SP

Após a visita, o autor descreve que fora realizado momentos de socialização das aprendizagens acerca dos resquícios do ciclo cafeeiro e as novas funções que tais edificações foram assumindo ao longo do tempo até os dias atuais. De igual forma foram construídas ilustrações que demonstrassem a paisagem que fora observada.


Em resposta à Krishna Kelly Bastos Ferreira

Re: CAMPINAS DO CAFÉ: DO CICLO ECONÔMICO A COMPREENSÃO DO LUGAR DE VIVÊNCIA

por Rian Lucas da Silva -
O bacana do projeto elegido por você, colega, é que o texto trabalha diretamente com a interdisciplinaridade, ao trazer à tona disciplinas diversas para a manutenção de um diálogo positivo e construtivo para o aprendizado dos alunos. Sem dúvidas, isso enriquece bastante o processo de aquisição de conhecimento.
Em resposta à Krishna Kelly Bastos Ferreira

Re: CAMPINAS DO CAFÉ: DO CICLO ECONÔMICO A COMPREENSÃO DO LUGAR DE VIVÊNCIA

por Francisco Diétima da Silva Bezerra -
Trabalho com importância ímpar no sentido de promover a interdisciplinaridade e a aquisição do conhecimento a partir da realidade observada.
Em resposta à Krishna Kelly Bastos Ferreira

Re: CAMPINAS DO CAFÉ: DO CICLO ECONÔMICO A COMPREENSÃO DO LUGAR DE VIVÊNCIA

por Antônio Souza Pereira dos Santos -
Olá, colega.

O trabalho escolhido por você é importantíssimo. Pra mim, geógrafo e professor de Geografia, que trabalha em sala os ciclos econômicos e suas repercussões socioespaciais, penso que tal proposta, tendo por prática metodológica a visitação de campo, solidifica os aspectos teórico-conceituais que envolvem o assunto. Até porque, nada melhor que estudar, analisar, observar, compreender a paisagem - ela que é o acúmulo sucessivo dos diferentes tempos históricos -, para entender a realidade atual não só local, mas também regional e nacional. O ponto interessante aí é que podemos ver duas possibilidades de abordagem conjuntas nessa atividade: uma leitura analítica da paisagem a partir do método dialético, que vai contextualizar historicamente essa paisagem; e outra leitura que visa compreender o lugar e a vivência a essa paisagem associada - a partir de um ponto de vista fenomenológico.

Ponto para você, pela escolha do trabalho a ser visibilizado em sua postagem; ponto para quem elaborou o trabalho, pelas possibilidade de efetivação do aprendizado para os alunos.