Colega cursista Maria Dasdores
Realmente "os transtornos de aprendizagem envolvem deficiências ou dificuldades" são muitas e variadas. Como estudamos ao longo das disciplinas, o processo ensino-aprendizagem é amplo e complexo. O professor se depara com um público estudantil diverso em idade, identidade, habilidade, características e singularidades dentro da escola e em sociedade. A escolha de uma metodologia mais adequada para um estudante deve ser feita de forma individualizada, seja ele(a) típico ou atípico, levando em consideração as características e necessidades específicas de cada um. É importante que os profissionais que trabalham com pessoas estejam atualizados sobre as últimas pesquisas e metodologias inovadoras, mas estão livres para criarem novas arquiteturas pedagógicas ou inovar, aperfeiçoar as que outros criaram.
Realmente "os transtornos de aprendizagem envolvem deficiências ou dificuldades" são muitas e variadas. Como estudamos ao longo das disciplinas, o processo ensino-aprendizagem é amplo e complexo. O professor se depara com um público estudantil diverso em idade, identidade, habilidade, características e singularidades dentro da escola e em sociedade. A escolha de uma metodologia mais adequada para um estudante deve ser feita de forma individualizada, seja ele(a) típico ou atípico, levando em consideração as características e necessidades específicas de cada um. É importante que os profissionais que trabalham com pessoas estejam atualizados sobre as últimas pesquisas e metodologias inovadoras, mas estão livres para criarem novas arquiteturas pedagógicas ou inovar, aperfeiçoar as que outros criaram.
Fundamental é atribuir um novo significado (ressignificar), a tudo que envolve a práxis da docência.