O transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) é um distúrbio neurobiológico caracterizado pelas manifestações de impulsividade, desatenção e hiperatividade. Controlar esses comportamentos é fundamental para a pessoa com o transtorno evitar prejuízos nas relações com as outras pessoas, nos estudos e na vida profissional. Discutir sobre o TDAH ajuda a combater preconceitos, esclarecer informações equivocadas, identificar possíveis sinais e sintomas que possam levar ao diagnóstico precoce e ao tratamento adequado. Pensando nas intervenções com esses alunos, o primeiro passo é compreender quais são os comportamentos alvo, ou seja, comportamentos problemáticos específicos que esperamos que melhorem. Para identificar esses comportamentos e compreender os fatores que o mantém, é preciso conhecer o seu aluno. É importante ter conhecimento acerca das situações que englobam as dificuldades do seu aluno
Conhecer o aluno é a chave, realmente. Até porque identificamos os 6 sintomas, mas na educação pública dificilmete esseestudante será diagnosticado e acompanhado por uma equipe multidisciplinar. Mas ele continua tendo o direito de ser o melhor possível atendido por nós.