O ambiente escolar é um lugar dinâmico, com pessoas que pensam e tem personalidades diferentes e isso tudo deve ser levado em consideração quando se trata de manter uma equipe unida. Porém, observo na minha prática diárias que muitos gestores e a equipe dirigente das escolas fazem uma divisão entre o que é a parte pedagógica e a parte administrativa e burocrática da gestão escolar e legam esse último como prioridade.
A meu ver, essa distinção não contribuí em nada na união dos agentes que são responsáveis pela formação dos alunos, a medida que, se privilegia o burocrático criando quase uma casta de intocáveis, os outros participes do ambiente escolar muitas vezes não tem lugar de fala para opinar ou defender posições contrarias ou somatórias da gestão.
Neste sentido, a gestão tem que buscar ouvir e tomar posição em favor da maioria em reuniões e escuta para melhorar o ambiente escolar, assim também como os outros agentes da escola que tem por obrigação de fazer com que o ambiente escolar seja o mais amistoso possível.