Acredito que o gestor de uma escola , primeiramente, precisa compreender e conhecer a realidade do espaço escolar que está. É fundamental ouvir o que outros membros da comunidade escolar podem compartilhar e saber, de forma equilibrada, respeitosa e consciente mediar conflitos já existentes ou gerados a partir de situações que envolvam a própria gestão. Ter empatia e perspicácia nos diálogos é uma estratégia crucial para a tomada de decisões num ambiente tão plural como a escola.
Os demais membros precisam também construir eixos positivos de diálogo visto que só se constrói uma participação coletiva eficaz quando se expressa opiniões. Expressar vai muito além de impor o nosso querer. É articular com argumentos coerentes possíveis estratégias para o coletivo. Alinhar bem as falas do grupo como um todo é o trabalho parceiro da gestão com a equipe.
ÓTIMA OBSERVAÇÃO.
Em resposta à Kamila Ribeiro da Silva
Re: Uma gestão com equilíbrio.
por Jose Lazaro Pereira de Souza -Perfeita colocação, colega!
Além de pautar sua prática sob a égide democrática, o gestor escolar deve ser o exemplo, uma vez que liderança se constrói pelo exemplo e não pelo discurso.
Além de pautar sua prática sob a égide democrática, o gestor escolar deve ser o exemplo, uma vez que liderança se constrói pelo exemplo e não pelo discurso.
Em resposta à Kamila Ribeiro da Silva
Re: Uma gestão com equilíbrio.
por Joao Francisco Barreto Caiafa Balbi -Sim, conhecer o funcionamento da instituição é fundamental. Isso requer que o gestor seja parte da instituição e não alguém imposto por governantes.
Em resposta à Kamila Ribeiro da Silva
Re: Uma gestão com equilíbrio.
por GEOVANO SOARES DOS SANTOS -Belos apontamentos, Kamila! Compreender o contexto a qual a instituição está inserida é crucial. Uma escuta ativa é muito importante para a manutenção de laços profissionais e para o desenvolvimento de uma membrana estudantil.
Em resposta à Kamila Ribeiro da Silva
Re: Uma gestão com equilíbrio.
por Aretha Beatriz Brito da Rocha -De fato é entender que nenhuma parte funciona sozinha. Todos os membros de uma equipe devem entender a importância da construção de um trabalho em conjunto, de saber ouvir e ser ouvido.