O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e freqüentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Pode prejudicar o desenvolvimento pessoal, social, acadêmico e/ou profissional. Pessoas com TDAH podem ter dificuldades de atenção, memória, percepção, linguagem, solução de problemas e interação social.
Algumas estratégias pedagógicas podem ser utilizadas nas condução das atividades escolares com as crianças que tem TDAH:
- Repetição das instruções das atividades
- Encorajar o aprendizados com atitudes positivas
- Optar por, sempre que possível, dar aulas com materiais audiovisuais, computadores, vídeos, e outros materiais diferenciados como revistas, jornais, livros etc
- Usar mecanismos e/ou ferramentas para compensar as dificuldades memoriais: tabelas com datas sobre prazo de entrega dos trabalhos solicitados, usar post-it para fazer lembretes e anotações para que o aluno não esqueça o conteúdo.
- Permitir trabalhos e, grupos para melhorar a socialização
_ Ajudar o aluno na organização e registro das tarefas