As características principais do TDAH incluem desatenção, hiperatividade e impulsividade. É importante ressaltar que o TDAH é uma condição complexa, e os sintomas podem variar de pessoa para pessoa.
Algumas estratégias pedagógicas que podem ser usadas com esse público são:
Estrutura e Rotina:
Estabelecer rotinas previsíveis e estruturadas pode ajudar a proporcionar um ambiente mais controlado e seguro para a criança com TDAH.
Instruções Claras e Simples:
Fornecer instruções claras e específicas, divididas em passos menores, pode facilitar a compreensão e execução das tarefas.
Estímulo Visual:
O uso de recursos visuais, como gráficos, cronogramas e lembretes visuais, pode ser eficaz para manter a criança focada e organizada.
Adaptação do Ambiente:
Minimizar distrações no ambiente de aprendizagem, proporcionando um espaço mais tranquilo e organizado, pode beneficiar as crianças com TDAH.
Variedade de Atividades:
Incorporar uma variedade de atividades e métodos de ensino pode manter o interesse da criança, evitando o tédio que muitas vezes está associado ao TDAH.
Reforço Positivo:
Reforçar positivamente o comportamento desejado pode motivar a criança, ajudando-a a desenvolver uma autoestima positiva.
Colaboração com Pais e Profissionais de Saúde:
Manter uma comunicação aberta com os pais e profissionais de saúde é crucial para entender as necessidades específicas da criança e implementar estratégias consistentes tanto na escola quanto em casa.