Ir para o conteúdo principal

4.2. Fórum temático.

Trabalho: EMITED – O ENSINO ATRAVÉS DO MOVIMENTO, DA INTERAÇÃO SOCIAL COM USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS

Trabalho: EMITED – O ENSINO ATRAVÉS DO MOVIMENTO, DA INTERAÇÃO SOCIAL COM USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS

por Clayton Torres Felizardo - Número de respostas: 1


No trabalho intitulado "EMITED – O ENSINO ATRAVÉS DO MOVIMENTO, DA INTERAÇÃO SOCIAL COM USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS" as autoras discutem o uso dos jogos como possibilidade para o desenvolvimento em vários aspectos de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). 

O TEA é caracterizado por diversos sintomas tendo destaque os prejuízos na interação social com o outro, na comunicação e no comportamento neuroatípico.

Tendo em vista o seu público-alvo, indivíduos com TEA, as pesquisadoras trabalharam o uso de jogos digitais a fim de promover o desenvolvimento das habilidades sociais de interação e comunicação com o outro, além de trabalhar a psicomotricidade. 

A estratégia empregada conseguiu alguns avanços onde os alunos aumentaram a interação com os seus pares, bem como a comunicação, e o progresso dos movimentos corporais.

As autoras ainda dizem que não existe uma fórmula pronta a ser trabalhada com todos os indivíduos no espectro, mas sim observar, avaliar e reavaliar através de planejamentos individualizados, a fim de traçarem objetivos presentes e futuros para que esses indivíduos aumentam a sua autonomia, e possam estar incluídos em diversos contextos sociais. 

Em resposta à Clayton Torres Felizardo

Re: Trabalho: EMITED – O ENSINO ATRAVÉS DO MOVIMENTO, DA INTERAÇÃO SOCIAL COM USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS

por JOZEILDO KLEBERSON BARBOSA -
Boa tarde

Ao reconhecer os desafios enfrentados por indivíduos com TEA, especialmente nas áreas de interação social, comunicação e comportamento neuroatípico, as pesquisadoras demonstram uma sensibilidade valiosa. A estratégia adotada, focada no emprego de jogos digitais, não apenas visou o desenvolvimento de habilidades sociais e de comunicação, mas também abordou a psicomotricidade, enriquecendo ainda mais a abordagem.

Os resultados obtidos, destacando o aumento da interação entre os alunos, melhoria na comunicação e progresso nos movimentos corporais, são testemunhos tangíveis da eficácia dessa intervenção. É encorajador ver um enfoque personalizado, reconhecendo a singularidade de cada indivíduo no espectro autista e reforçando a importância de planos de ensino individualizados.

Abraços
Jozeildo