Ir para o conteúdo principal

4.2. Fórum temático.

A utilização do desenho universal para aprendizagem na aplicação de processos didáticos inclusivos na educação da matemática.

A utilização do desenho universal para aprendizagem na aplicação de processos didáticos inclusivos na educação da matemática.

por Romilda Miguel de Brito Xavier - Número de respostas: 1

As práticas pedagógicas realizadas na escolarização de estudantes público-alvo da Educação Especial em classes comuns são pensadas por meio de adaptações individualizadas do currículo e de flexibilizações. O Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), por outro lado, permite a criação de meios de acessibilidade ao ensino para um aprendizado sem barreiras.

A proposta de ensino baseada no DUA visa ao planejamento do ensino e acesso ao conhecimento para todos os estudantes. Ela considera as especificidades individuais do aprendizado, pressupõe que todos os indivíduos são diferentes e possuem ritmos e estilos variados para aprender. A abordagem fornece um referencial para professores e outros profissionais especializados na elaboração de práticas e estratégias que foquem na acessibilidade, tanto em termos físicos quanto em termos de serviços, na busca de caminhos educacionais para o aprendizado sem barreiras (CAST UDL BOOK BUILDER, 2013).

Referências:

ZERBATO, Ana Paula. Desenho universal para a aprendizagem na perspectiva da inclusão escolar: potencialidades e limites de uma formação colaborativa. 2018. Tese (Doutorado em Educação Especial) – Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018.

https://drive.google.com/file/d/1qugRgEOJiEYCevwuxSUUN5giL13RD8W5/view

BOOTH, Tony; AINSCOW, Mel. Index para a inclusão: desenvolvendo a aprendizagem e a participação nas escolas. Rio de Janeiro: Lapeade, 2012.

 


Em resposta à Romilda Miguel de Brito Xavier

Re: A utilização do desenho universal para aprendizagem na aplicação de processos didáticos inclusivos na educação da matemática.

por Marta de Azevedo Fonseca Saraiva -
Romilda e para a aprendizagem (DUA) é uma abordagem que procura minimizar as barreiras metodológicas da aprendizagens, tornando o currículo acessível para todos os alunos, pois possibilita a utilização de diversos tipos de representação dos conteúdos abordados em sala de aula. Assim esse engajamento com proporções de organização do currículo considerados princípios e diretrizes de acessibilidade na construção do conhecimento numa abordagem de educação inclusiva.