O trabalho escolhido para a leitura é intitulado " CAMPINAS DO CAFÉ: DO CICLO ECONÔMICO A COMPREENSÃO DO LUGAR DE VIVÊNCIA". Logo de inicio pude perceber que o trabalho versaria sobre um estudo de caso a respeito de um projeto escolar com uma experiência de campo. O público alvo a que diz respeito o trabalho são alunos do 8º ano da rede municipal de educação de Campinas SP. É importante ressaltar que a todo momento o trabalho proporciona interfaces com a disciplina de História, mesmo tendo como ponto de vista e análise o ESPAÇO, conceito chave nas pesquisas na ciência Geográfica.
O autor utiliza diversos autores importantes na área da Geografia para fundamentar a necessidade de atividades de campo para a compreensão de fenômenos e realidades espaciais, dentre eles (CAVALCANTI, 2010 ; Pontuschka (2007) ; LOPES, 2010, entre outros).
O trabalho de campo desenvolvido tem como premissa a observação da paisagem geográfica do município e sua interligação com o ciclo econômico do café e sua importância na construção da sociedade em questão, isto é, na economia e sociedade.
Os alunos tiveram a oportunidade de realizar no projeto etapas de pré-campo, campo e pré-campo. Pude perceber que o autor embora não tenha feito menção utilizou-se da metodologia de estudo do meio proposta pela autora Nídia Nacib Pontuschka que descreve exatamente o que o autor propôs em suas etapas de construção do campo.
Os locais visitados foram, O museu do café e a estação da cultura. Em campo outro conceito utilizado pelo autor para análise espacial foi o de rugosidade espacial de Milton Santos. Tal conceito prevê a sobreposição de tempos e construções sociais no Espaço Geográfico.
Após a visita, o autor descreve que fora realizado momentos de socialização das aprendizagens bem como a construção de ilustrações que demonstrassem a paisagem que fora observada.