O trabalho "Projetos histórias que o povo conta: a leitura, escrita e oralidade através das lendas urbanas" foi desenvolvido pelo professor Marcelo Rossi Campos dos Santos entre fevereiro e outubro de 2019 em uma turma de 4º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na cidade de Magé/RJ, objetivando desenvolver a prática discursiva, a oralidade, o interesse pela leitura, potencializar a escrita e valorizar a subjetividade e o protagonismo dos alunos. A valorização dos saberes da oralidade popular e das vivências dos educandos em sala de aula pode aproximá-los da realidade em que estão inseridos, apropriando-os do conhecimento e permitindo que a aprendizagem seja mais significativa. Considerar os saberes populares em sala de aula também valoriza a riqueza do conhecimento "não canônico", abrindo possibilidades para que os educandos conheçam outras realidades e para que também conheçam mais possibilidades de vivências para além daquelas que são comumente exploradas na educação formal, podendo aproximá-los até mesmo de suas próprias características pessoais que permaneciam escondidas devido ao desconhecimento das possibilidades relacionadas à cultura e conhecimento popular.