Olá, minha gente! Tudo bom?
Escolhi o trabalho "Repensando as Práticas Avaliativas no Curso de Licenciatura em
Química", premiado no ano de 2022 na categoria Ensino Superior, por se tratar da minha área de formação, química.
A dinâmica e riqueza dos métodos avaliativos também desperta o meu interesse, especialmente, pelo desafio enfrentado por professores de áreas mais técnicas (como a própria química) para fugir do tradicional, buscando o máximo de aproveitamento do estudante.
O trabalho toca em dois pontos muito importantes, sendo o primeiro deles a a rigidez dos processos avaliativos, especialmente, na maneira que os conteúdos são cobrados e que acabam perpetuado a famosa "decoreba". Nesse sentido, pouco se explora daqueles estudantes que apresentam certa dificuldade, não necessariamente em relação ao conteúdo em si, mas para lidar com o método de avaliação tradicional conteudista, e que exige um domínio do conteúdo técnico em sua plenitude para o sucesso em seu rendimento. Esse contexto é responsável pelo desencadeamento da "ansiedade", que é o segundo ponto que me chamou atenção no texto, porque agrega um peso maior ao processo avaliativo, principalmente, pela projeção da possibilidade de insucesso.
Esses fatores endossam a necessidade de se buscar novas alternativas de avaliação dos discentes que contornem essas dificuldades e possibilitem a exploração das habilidades da BNCC, conforme ricamente explorados pelos autores, inclusive nas propostas de métodos avaliativos mencionados no trabalho.