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4.2. Fórum temático.

Repensando as Práticas Avaliativas no Curso de Licenciatura em Química

Repensando as Práticas Avaliativas no Curso de Licenciatura em Química

por Aleff Cruz de Castro - Número de respostas: 1

Olá, minha gente! Tudo bom?

Escolhi o trabalho "Repensando as Práticas Avaliativas no Curso de Licenciatura em Química", premiado no ano de 2022 na categoria Ensino Superior, por se tratar da minha área de formação, química.
A dinâmica e riqueza dos métodos avaliativos também desperta o meu interesse, especialmente, pelo desafio enfrentado por professores de áreas mais técnicas (como a própria química) para fugir do tradicional, buscando o máximo de aproveitamento do estudante.
O trabalho toca em dois pontos muito importantes, sendo o primeiro deles a a rigidez dos processos avaliativos, especialmente, na maneira que os conteúdos são cobrados e que acabam perpetuado a famosa "decoreba". Nesse sentido, pouco se explora daqueles estudantes que apresentam certa dificuldade, não necessariamente em relação ao conteúdo em si, mas para lidar com o método de avaliação tradicional conteudista, e que exige um domínio do conteúdo técnico em sua plenitude para o sucesso em seu rendimento. Esse contexto é responsável pelo desencadeamento da "ansiedade", que é o segundo ponto que me chamou atenção no texto, porque agrega um peso maior ao processo avaliativo, principalmente, pela projeção da possibilidade de insucesso. 

Esses fatores endossam a necessidade de se buscar novas alternativas de avaliação dos discentes que contornem essas dificuldades e possibilitem a exploração das habilidades da BNCC, conforme ricamente explorados pelos autores, inclusive nas propostas de métodos avaliativos mencionados no trabalho.

Em resposta à Aleff Cruz de Castro

Re: Repensando as Práticas Avaliativas no Curso de Licenciatura em Química

por Aleff Cruz de Castro -
Em relação à apresentação do autor, o mesmo aprofunda a discussão do trabalho, mencionando que um avaliação não deve ser desenvolvida buscando apenas a sua capacidade de REPRODUZIR o conteúdo ministrado pelos docentes em sala de aula, mas, sim, de REFLETIR, TRANSPOR, AMADURECER e APLICAR esses conhecimentos de uma maneira mais rica e diversificada, a fim de permitir uma aprendizagem efetiva.
Justamente em função disso, o autor destaca a avaliação com consulta uma das estratégias de maior eficácia do ponto de vista do professor, pela possibilidade de enriquecer as questões, tornando-as mais desafiadoras, visto que não se espera que o professor exija neste tipo de avaliação as informações no mesmo nível e disposição do material de consulta.
Por outro lado, sob a perspectiva do estudantes a possibilidade de avaliação em dupla se mostrou a mais bem aceita, permitindo a discussão coletiva e troca de ideias.