Em relação à apresentação do autor, o mesmo aprofunda a discussão do trabalho, mencionando que um avaliação não deve ser desenvolvida buscando apenas a sua capacidade de REPRODUZIR o conteúdo ministrado pelos docentes em sala de aula, mas, sim, de REFLETIR, TRANSPOR, AMADURECER e APLICAR esses conhecimentos de uma maneira mais rica e diversificada, a fim de permitir uma aprendizagem efetiva.
Justamente em função disso, o autor destaca a avaliação com consulta uma das estratégias de maior eficácia do ponto de vista do professor, pela possibilidade de enriquecer as questões, tornando-as mais desafiadoras, visto que não se espera que o professor exija neste tipo de avaliação as informações no mesmo nível e disposição do material de consulta.
Por outro lado, sob a perspectiva do estudantes a possibilidade de avaliação em dupla se mostrou a mais bem aceita, permitindo a discussão coletiva e troca de ideias.
Justamente em função disso, o autor destaca a avaliação com consulta uma das estratégias de maior eficácia do ponto de vista do professor, pela possibilidade de enriquecer as questões, tornando-as mais desafiadoras, visto que não se espera que o professor exija neste tipo de avaliação as informações no mesmo nível e disposição do material de consulta.
Por outro lado, sob a perspectiva do estudantes a possibilidade de avaliação em dupla se mostrou a mais bem aceita, permitindo a discussão coletiva e troca de ideias.