Ir para o conteúdo principal

Atividade 4.2.: Fórum temático (Avaliativo)

ESTABELECER A COMUNICAÇÃO EFETIVA: PRIMEIRO E CRUCIAL PASSO.

ESTABELECER A COMUNICAÇÃO EFETIVA: PRIMEIRO E CRUCIAL PASSO.

por Antônio Souza Pereira dos Santos - Número de respostas: 1


Olá a todos e todas!

O trabalho escolhido foi o de Antônio Carlos Pereira (Prêmio MEI 2023), cujo título é Sistema de comunicação por troca de figuras - na seção Educação Especial.

          Escolhi este pelo fato de precisarmos cada vez mais de metodologias educativas que nos permitam acessar os alunos com necessidades especiais, estabelecendo com eles uma comunicação efetiva e que resulte em algo realmente positivo para o desenvolvimento deles. Falo em comunicação porque vejo, na metodologia desenvolvida, um processo de vai-e-vem: ao pegar a figura e colar no seu relógio, aquele diz o que necessita e o professor, diante disso, pode se organizar a partir desta escolha - estabelecendo o retorno que é necessário.

          Como nos ambientes escolares existe uma diversidade de alunos com necessidades especiais, em diferentes graus, tal trabalho pode servir como referência para a construção de outras propostas metodológico-pedagógicas de ensino e aprendizagem - visando atender aos alunos nas suas condições específicas. Penso também que tal proposta pode ser estendida ao ambiente familiar, agregando novas figuras que estejam adequadas à realidade dos alunos. 

          Parabéns ao Antônio pelo trabalho desenvolvido. O prêmio foi mais que merecido, 

Em resposta à Antônio Souza Pereira dos Santos

Re: ESTABELECER A COMUNICAÇÃO EFETIVA: PRIMEIRO E CRUCIAL PASSO.

por Roberto dos Reis Cruz -
Quanto mais proposta inovadora voltada para a educação especial é mais que urgente, colega. É sempre bom conhecer outros trabalhos que agreguem às nossas práticas, principalmente quando recebemos estudantes especiais e aprendemos metodologias e atividades criativas para o alcance de aprendizagens destes. ótimo trabalho e bom compartilhamento para todos nós!