Olá a todos e todas!
O trabalho escolhido foi o de Antônio Carlos Pereira (Prêmio MEI 2023), cujo título é Sistema de comunicação por troca de figuras - na seção Educação Especial.
Escolhi este pelo fato de precisarmos cada vez mais de metodologias educativas que nos permitam acessar os alunos com necessidades especiais, estabelecendo com eles uma comunicação efetiva e que resulte em algo realmente positivo para o desenvolvimento deles. Falo em comunicação porque vejo, na metodologia desenvolvida, um processo de vai-e-vem: ao pegar a figura e colar no seu relógio, aquele diz o que necessita e o professor, diante disso, pode se organizar a partir desta escolha - estabelecendo o retorno que é necessário.
Como nos ambientes escolares existe uma diversidade de alunos com necessidades especiais, em diferentes graus, tal trabalho pode servir como referência para a construção de outras propostas metodológico-pedagógicas de ensino e aprendizagem - visando atender aos alunos nas suas condições específicas. Penso também que tal proposta pode ser estendida ao ambiente familiar, agregando novas figuras que estejam adequadas à realidade dos alunos.
Parabéns ao Antônio pelo trabalho desenvolvido. O prêmio foi mais que merecido,