Ir para o conteúdo principal

4.2. Fórum temático.

Repensando as práticas avaliativas no curso de Licenciatura em Química

Repensando as práticas avaliativas no curso de Licenciatura em Química

por Ellem Mara Ramos Barbosa - Número de respostas: 0
Hoje gostaria de compartilhar com vocês a leitura de um trabalho que me marcou profundamente e que foi premiado no ano de 2022 na categoria Ensino Superior. O trabalho em questão se chama "Repensando as Práticas Avaliativas no Curso de Licenciatura em Química", e trata-se de uma reflexão essencial para repensarmos a forma como avaliamos o aprendizado dos estudantes.

A educação é uma área em constante transformação, e é importante estarmos abertos a repensar nossas práticas pedagógicas para proporcionar uma formação mais completa e significativa aos nossos alunos. Nesse sentido, a proposta apresentada no trabalho premiado traz uma abordagem inovadora e interessante para a avaliação no curso de Licenciatura em Química.

Essa abordagem traz benefícios tanto para os estudantes quanto para os professores. Ao utilizar métodos alternativos de avaliação, os alunos têm a oportunidade de desenvolver habilidades como pesquisa, comunicação e trabalho em equipe, além de estarem mais motivados e engajados em aprender. Já os docentes, ao adotarem práticas avaliativas mais dinâmicas, conseguem obter uma visão mais completa e realista do processo de aprendizagem de seus alunos, identificando eventuais dificuldades e adaptando sua abordagem pedagógica de acordo com as necessidades individuais.

É importante destacar que essa mudança não deve ser apenas superficial, mas sim transformar toda a cultura avaliativa do curso de Licenciatura em Química. Os autores sugerem a realização de debates e formações entre docentes para discutir e planejar essas práticas avaliativas diferenciadas, além de investir em recursos e tecnologias que possibilitem uma avaliação mais ampla e diversificada.

No meu ponto de vista, a leitura desse trabalho premiado foi um verdadeiro divisor de águas na minha forma de enxergar a avaliação no contexto educacional. Acredito que todos nós, enquanto professores e educadores, temos o dever de repensar constantemente nossas práticas avaliativas, buscando sempre proporcionar uma educação de qualidade, inclusiva e significativa para nossos alunos.