Ir para o conteúdo principal

4.2. Fórum temático.

Prêmio MEI de Docência (2021) - ENSINO DE BIOLOGIA ALÉM DA SALA DE AULA: uso dos modelos biológicos (Ensino médio/técnico)

Prêmio MEI de Docência (2021) - ENSINO DE BIOLOGIA ALÉM DA SALA DE AULA: uso dos modelos biológicos (Ensino médio/técnico)

por Bruna Rayane Moreira Candido - Número de respostas: 1

O ensino de Biologia além da sala de aula representa uma abordagem inovadora e essencial para a compreensão profunda dos conteúdos científicos. Esta prática vai além da tradicional transmissão de conhecimento, promovendo a conexão entre teoria e prática de maneira dinâmica e significativa. A utilização de metodologias ativas, como a criação de modelos biológicos, proporciona aos alunos uma experiência de aprendizagem envolvente e interativa, permitindo a assimilação dos conceitos de forma mais eficaz.

Essa abordagem não só atende às necessidades de contextualização e problematização dos conteúdos, como também desenvolve habilidades essenciais nos alunos, como observação, análise crítica e capacidade de resolver problemas. Em especial, durante a pandemia, quando as aulas práticas foram inviabilizadas, essa prática se mostrou crucial para manter o engajamento e a compreensão dos estudantes, e na diversidade de estratégias pedagógicas aplicadas, como maquetes, hologramas e jogos, ampliando o leque de possibilidades de absorção do conhecimento, tornando o processo de ensino mais atrativo e inclusivo para os diferentes perfis de aprendizado dos estudantes.

 


Em resposta à Bruna Rayane Moreira Candido

Re: Prêmio MEI de Docência (2021) - ENSINO DE BIOLOGIA ALÉM DA SALA DE AULA: uso dos modelos biológicos (Ensino médio/técnico)

por Bruna Rayane Moreira Candido -
Posicionamento da palestrante Ana Carolina -A palestrante enfatiza a eficiência deste trabalho ao destacar o protagonismo do aluno, ressaltando a importância da valorização do ensino de biologia de forma lúdica e prática. Ela destaca a inserção de metodologias para melhorar o entendimento dos alunos, especialmente a predominância na escolha de modelos de células e moléculas de DNA. Durante a apresentação, evidencia-se o apreço dos alunos pelo trabalho com maquetes, hologramas e jogos, principalmente ao lidar com conteúdo microscópico, o que vai de encontro com minha fala.
O ensino de Biologia além da sala de aula, conforme discutido, é uma prática inovadora que conecta teoria e prática de maneira significativa, estimulando habilidades críticas nos estudantes. Durante a pandemia, essa abordagem foi essencial para manter o engajamento dos alunos, oferecendo diversas estratégias pedagógicas, como maquetes e jogos, ampliando as possibilidades de absorção do conhecimento e tornando o processo de aprendizado mais inclusivo para diferentes estilos de aprendizagem.