Ir para o conteúdo principal

4.2. Fórum temático.

Prêmio MEI (2022) - Educação Infantil PROJETO EU SOU ASSIM: “ESSA É A COR DA MINHA PELE” - ALMERINDA CRISTINA OLIVEIRA DE SOUZA SOBRAL

Prêmio MEI (2022) - Educação Infantil PROJETO EU SOU ASSIM: “ESSA É A COR DA MINHA PELE” - ALMERINDA CRISTINA OLIVEIRA DE SOUZA SOBRAL

por Felipe Henrique Morali Azarias - Número de respostas: 1

Olá, 

O trabalho premiado escolhido foi do ano de 2022, de autoria da Almerinda Cristina Oliveira de Souza Sobral, com o título: projeto eu sou assim: "essa é a cor da minha pele".

A autora diz no vídeo e também no trabalho que é difícil o processo da construção da identidade negra no Amazonas, e sinto que isto é no Brasil, como pais, em geral. Infelizmente, pessoas negras ainda são invisibilizadas, mesmo com a lei 10.693/03, que altera a LDB (9394/1996), compelindo o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira, porém, durante meus estudos vi muito poucos temas que falem sobre isto, me lembro muito pouco de ter visto estes temas na escola regular. Porém, compreendo que cabe a mim buscar estes temas, para que possa trabalhar com os estudantes atuais, e cada vez mais busco isto. 

Achei super interessante o fato dela passar filmes como "a fera do mar" e de utilizar o livro "menina bonita do laço de fita", compreendo que trabalho com um público de idades diferentes (14 anos acima), enquanto a autora trabalha em turmas do 2° período da educação infantil, porém, mesmo com está diferença de idade, percebo que este problema do seu reconhecimento permanece por vários anos, e caso não seja feito nada para mudar esta realidade ela vai se perpetuando, infelizmente. 

Porém, gosto de livros como os da Kiusam de Oliveira e da Carolina Maria de Jesus, e como filmes gosto de "estrelas além do tempo" e "raça e redenção". 

Achei super legal verificar que a autora do artigo traz isso para a educação infantil de forma tão leve e necessária, assim como fico super feliz em ver também a mudança dos estudantes com a faixa etária em que atuo também mudando sua forma de pensar. Acredito que este é um tema que devemos tratar em todas as idades, e sempre. 

Em resposta à Felipe Henrique Morali Azarias

Re: Prêmio MEI (2022) - Educação Infantil PROJETO EU SOU ASSIM: “ESSA É A COR DA MINHA PELE” - ALMERINDA CRISTINA OLIVEIRA DE SOUZA SOBRAL

por Paula Aguiar Correia Rodrigues -
Também gostei muito desse trabalho apresentado pela professora Almerinda, penso que esse trabalho já na Educação Infantil contribui para a naturalização da diversidade já na infância, contribuindo para que mais tarde possamos ver menos racismo e preconceitos de raças.