Antônio Carlos Pereira, professor do ensino de apoio da rede municipal de ensino da escola Santo Antônio de Arcos, compartilha sua experiência de trabalho com Miguel Alves de Souza, aluno com autismo de 11 anos que está no 5º ano do ensino fundamental. O palestrante conta que o aluno Miguel tem dificuldades de comunicação devido ao autismo, mas se destaca no hiperfoco, o basquete. É altamente organizado e aprende com facilidade pelo contato visual. Devido à sua dificuldade em compreender métodos alternativos de comunicação. O professor experimenta um método novo e inovador - utilizando uma pulseira e um relógio com um conjunto de diversas imagens reais do ambiente escolar de Miguel. Dessa forma, o aluno conseguia se comunicar com o seu professor. A utilização desse sistema foi bem sucedido e Miguel conseguiu adaptar e compreender o sistema de comunicação através de figuras, resultando numa melhoria significativa.
Essa abordagem inovadora demonstra a sensibilidade do professor ao adaptar métodos tradicionais para atender às necessidades específicas do aluno. Esse exemplo destaca a importância da flexibilidade e da busca por soluções criativas no ensino inclusivo, reconhecendo que cada aluno é único e pode se beneficiar de abordagens personalizadas. Além disso, o relato ressalta a necessidade de uma abordagem centrada no aluno, destacando suas habilidades e interesses como ponto de partida para a construção de métodos educacionais mais eficazes.