O artigo “CAMPINAS DO CAFÉ: DO CICLO ECONÔMICO A COMPREENSÃO DO LUGAR DE VIVÊNCIA” de Ênio Carlos Silva Froes, trás um relato de experiencia na qual demonstra a utilização do trabalho de campo como metodologia de ensino do projeto "Campinas do Café" que foi criado em uma escola de ensino fundamental II em Campinas, interior do Estado de São Paulo. O autor relata que foram realizadas duas saídas a campo para analise, interpretações e observações da paisagem dentro da cidade de campinas, na qual é possível identificar resquícios que remetem ao passado de Campinas durante o ciclo econômico do café.
Esse tipo de atividade, apesar de não ser uma novidade, sempre se destaca para os estudantes como algo inovador, pois ocasiona em uma quebra de hábitos dentro da escola, despertando a curiosidade e a atenção dos estudantes. A iniciativa se mostrou muito produtiva, pois proporcionou aos estudantes a habilidade de conseguir interpretar e analisar as paisagens e o que elas podem nos dizer. Outro ponto é que o trabalho de campo também propiciou conhecimento a respeito da cidade para os estudantes, pois infelizmente nem todos conhecem a história do lugar na qual estão situados.