Ir para o conteúdo principal

4.2. Fórum temático.

"A utilização do desenho universal para aprendizagem na aplicação de processos didáticos inclusivos na educação matemática"

"A utilização do desenho universal para aprendizagem na aplicação de processos didáticos inclusivos na educação matemática"

por Fabiana dos Santos Moreira - Número de respostas: 0

O trabalho intitulado "A Utilização do Desenho Universal para Aprendizagem na Aplicação de Processos Didáticos Inclusivos na Educação Matemática", conduzido pela professora Janaina Zanon, representa uma abordagem inovadora e inclusiva no ensino da matemática. A pesquisa não apenas explora novas perspectivas no campo educacional, mas também destaca a importância da colaboração entre gestão escolar, pais e alunos para promover um ambiente de aprendizado verdadeiramente inclusivo.

O ponto de partida do estudo é a contextualização da temática inclusiva e a análise da necessidade premente de abordagens diferenciadas na educação matemática. Este enfoque inicial cria uma base sólida para a compreensão dos desafios enfrentados pelos alunos com diferentes habilidades e necessidades, proporcionando um contexto claro para o desenvolvimento das atividades práticas.

A colaboração com a gestão escolar, pais e alunos é um aspecto notável do trabalho. A obtenção de apoio institucional e o envolvimento ativo dos pais e alunos não apenas legitima a pesquisa, mas também cria um ambiente propício para a implementação bem-sucedida das estratégias inclusivas. Essa parceria entre todos os stakeholders é fundamental para garantir que as práticas inclusivas não sejam apenas teóricas, mas se traduzam em ações concretas dentro da sala de aula.

A abordagem prática do estudo é particularmente interessante, pois os alunos são envolvidos em atividades lúdicas que visam desenvolver suas habilidades matemáticas. A simulação de situações cotidianas permite que os alunos experimentem o aprendizado da matemática de uma forma mais tangível e aplicada. O destaque na empatia ao se colocarem no lugar de pessoas com deficiência ou necessidades específicas é uma estratégia inovadora que não apenas promove o entendimento matemático, mas também cultiva valores de compreensão e respeito às diferenças.

Os resultados positivos obtidos ao final da pesquisa, como a melhoria nas habilidades matemáticas dos alunos e o crescimento no entendimento da empatia e convivência inclusiva, são indicativos do sucesso das estratégias adotadas. O fato de os alunos não apenas terem desenvolvido suas habilidades matemáticas, mas também terem expandido seus horizontes para questões sociais e emocionais é uma conquista notável.

Esse trabalho não apenas contribui para a pesquisa educacional, mas também serve como um modelo inspirador para educadores que buscam abordagens mais inclusivas no ensino da matemática. A aplicação prática do Desenho Universal para Aprendizagem destaca a importância de adaptar o ambiente de aprendizado para atender às diversas necessidades dos alunos, proporcionando uma educação mais equitativa e significativa para todos.