Cada aluno deve criar um novo tópico ou contribuir com a publicação de algum colega debatendo a palestra da semana.
Fórum obrigatório 3: reflexão
Número de respostas: 49Re: Mudança estrutural
por WILLAMS DOS SANTOS RODRIGUES LIMA -Re: Mudança estrutural
por José Henrique dos Santos Barbosa -Re: Mudança estrutural
por Ana Raquel Alves de Negreiros -Re: Mudança estrutural
por Clodoaldo Pereira de Mattos -Re: Mudança estrutural
por Jefferson Rodrigues-Silva -As condições de trabalho do professor no Brasil não pode ser uma questão secundária. Fiz uma sondagem sobre esgotamento profissionall (Burnout) e me assustei bastante com as respostas!
Deixo o link caso te interesse ler (aqui).
Re: Mudança estrutural
por Ana Raquel Alves de Negreiros -Re: Mudança estrutural
por Vitor Fernando da Silva Felix -Re: Mudança estrutural
por Antonio Ricardo Araujo Gonçalves -é bom salientar que as avaliaçoes, como dito no artigo e no video, nao somente tem a finalidade de entender se o estudante aprendeu o assunto ou nao. cabe a reflexao tambem a cerca da pratica pedagogica do professor, pois determinada avaliaçao na qual muitos estudantes nao consigam obter resultados satisfatorios pode ser utilizada para "avaliar" tambem a pratica pedagogica do professor. com isso podemos alcancar o status da meta avaliaçao.
Re: Mudança estrutural
por Maria Vera Lucia Medeiros -Na aprendizagem Tradicional, os alunos eram sujeitos passivos, com o papel de escutar,repetir e reter o conhecimento pelo o professor. Recentemente essa concepção mudou e o processo de avaliação também.Correlacionando a palestra e o artigo de Márcio Pironel, o professor constantemente tem que se autoavaliar para em seguida avaliar o aluno.
Re: Fórum obrigatório 3: reflexão
por José Henrique dos Santos Barbosa -Re: Fórum obrigatório 3: reflexão
por Fabricio da Silva Lobato -Re: Fórum obrigatório 3: reflexão
por Robson Oliveira Basilio -Re: Fórum obrigatório 3: reflexão
por Lilian Santos Almeida -Re: Fórum obrigatório 3: reflexão
por Silvana Maria Santos -Re: Fórum obrigatório 3: reflexão
por José Henrique dos Santos Barbosa -Re: Fórum obrigatório 3: reflexão
por Fabricio da Silva Lobato -Re: Fórum obrigatório 3: reflexão
por Hortencia Helena e Silva Gonzalez -O processo todo precisa estar relacionado entre si e com o currículo e com as capacidades e habilidades do aluno e professor. O artigo foi importante, também, para pensarmos no nosso campo de atuação e no contexto da comunidade escolar, visto que usar novas formas de avaliar apenas como mera ferramenta sem a intencionalidade da construção de conhecimento não contribuirá para o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos.
Re: Fórum obrigatório 3: reflexão
por Rhulio Rodd Neves de Aguiar -
A palestra proferida pelo professor Márcio Pironel intitulada O papel do professor na metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação de Matemática através da resolução de problemas é bastante enriquecidora para compreendermos a relevância da prática pedagógica que tenha como elementos centrais: o aluno como sujeito ativo na produção do seu próprio conhecimento e a avaliação como método para efetivar o processo de ensino e aprendizagem.
A proposta metodológica baseada na resolução de problemas permite que o ensino, aprendizagem e a avaliação ocorram concomitantemente, oportunizando ao professor avaliar suas estratégias de ensino ao tempo em que reorienta sua prática (mediante análise de erros e acertos) e conduz o aluno a analisar hipóteses, verificar soluções e elaborar seu conhecimento a respeito de um determinado assunto.
Nesse aspecto, essa metodologia se configura coerente e atual perante a um cenário educacional, no qual o simples aprender por aprender já não faz mais sentido, sendo imprescindível que o docente assuma uma postura reflexiva e desafiadora ao aluno, de modo a promover uma aprendizagem verdadeiramente significativa.
👩🏫 📄💡Extremamente relevante a palestra do professor Pironel bem como a leitura do artigo para o docente que almeja uma práxis motivadora!!!
Pós Graduação em Docência- IFMG
2023
O autor explica sobre a avaliação de um problema, no qual na escolha o docente precisa verificar se o problema escolhido é um problema para o aluno, no qual o estudante vai ser levado a pensar em como solucionar o problema a partir do conhecimento já existente pelo aluno, e o autor destaca que o problema precisa ser um problema que possa ser resolvido de várias maneiras possíveis
Re: Fórum obrigatório 3: reflexão
por Alessandra do Nascimento Pereira Mamedes -Nesse sentido, a avaliação é fundamental para verificar se o aluno está apto a aplicar o conhecimento adquirido na resolução de problemas reais. E, para isso, é necessário que a avaliação não seja vista como um fim em si mesma, mas sim como um processo constante e interativo de aprendizagem.
O autor enfatiza a importância da avaliação formativa, aquela que acompanha o aluno durante todo o processo de aprendizagem, identificando as dificuldades e ajudando-o a superá-las. Nesse sentido, a Avaliação para Aprendizagem (APA) é uma técnica que visa promover a reflexão do aluno sobre seu próprio processo de aprendizagem, permitindo ao professor verificar se os objetivos propostos estão sendo alcançados.
O autor explica sobre a avaliação de um problema, no qual na escolha o docente precisa verificar se o problema escolhido é um problema para o aluno, no qual o estudante vai ser levado a pensar em como solucionar o problema a partir do conhecimento já existente pelo aluno, e o autor destaca que o problema precisa ser um problema que possa ser resolvido de várias maneiras possíveis.
Com isso é feita uma plenária com os alunos onde é apresentado as soluções dadas pelos alunos e verifica qual solução é mais adequado para solucionar o problema proposto, e o professor é um guia que conduz os alunos para a solução mais próxima ou adequada para que o docente possa formalizar o novo conceito matemático que surge das discursões das possíveis soluções dos problemas feita pelos alunos e seus pares.
Marcio explica que é necessário realizar uma avaliação da avaliação, que é chamado de meta avaliação, no qual o professor precisa saber se todos aqueles raciocínios, habilidades entre outros foi realmente aprendido pelo aluno, com o isso professor precisa pensar a avaliação se o objetivo que ele pensou foi alcançado, sendo uma aprendizagem que permite o aluno caminhar junto com o professor.
Além disso, o artigo destaca que a avaliação deve ser diversificada, ou seja, deve contemplar diferentes instrumentos para avaliar o desempenho do aluno, levando em conta suas particularidades e necessidades. E, nesse contexto, a resolução de problemas surge como uma ferramenta capaz de identificar as lacunas de conhecimento e habilidade do aluno, além de promover o desenvolvimento de competências que vão além da matemática.
Por fim, o artigo conclui que a avaliação é um elemento fundamental na metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação de matemática através da resolução de problemas, pois possibilita a verificação da efetividade da aprendizagem, identificando as competências desenvolvidas e as que precisam ser aprimoradas. Sendo assim, o papel da avaliação vai além de uma mera avaliação de conteúdo, pois interfere diretamente no processo de aprendizagem do aluno.
Re: Fórum obrigatório 3: reflexão
por Camyla Silva da Costa -Eu tenho tido muito interesse no debate da avaliação, pois tenho recorrido à um método menos utilizado nos dias de hoje, que é a prova aberta em história.
Tenho realizado provas abertas nos últimos anos, e tenho sentido uma evolução imensa em termos como o engajamento, aprendizagem e memorização.
É inevitável pensar na memorização apenas como ato de "decorar" os conteúdos, mas a realidade é que isso é parte do processo de estudar e aprender.
Na prova escrita, os alunos podem se valer de diferentes recursos mentais, alguns mostram que aprenderam o conteúdo com profundidade, trazendo informações passadas nas aulas, nos textos, na revisão, outros se valem de uma memorização rigorosa, palavra por palavra para responder uma questão. Apesar de ambas, como resultado, valerem o mesmo, do ponto de vista da aprendizagem, a primeira é muito mais interessante, pois somos capazes de perceber os frutos do nosso trabalho diretamente.
Há alguns alunos, que não conseguimos engajar, mas a realidade é que o resultado negativo deles, seria o mesmo numa prova fechada, que poderia apenas distorcer a avaliação com respostas acertadas aos chutes.
Re: Fórum obrigatório 3: reflexão
por Maria Natividade Ferreira Coutinho -No momento atual, devemos dar condições para que o nosso aluno possa ter boas ideias nas soluções dos problemas, como por exemplo a estruturação dos problemas bem como toda a matemática básica que envolve nas resoluções.
Dessa maneira, considerada como uma estratégia para a aprendizagem matemática, e não somente como contexto para aplicar conteúdos matemáticos supostamente aprendidos previamente, fica ratificada a posição da Resolução de Problemas como uma abordagem atual de trabalho em sala de aula de Matemática. Ademais, acreditamos que ela efetivamente se constitui em uma alternativa metodológica bastante adequada ao cenário de complexidade em que se encontram atualmente as escolas, onde se insere o relevante trabalho do educador matemático .Todavia o professor deve aguçar os alunos para tal pratica , afim de proporcionar um raciocínio da turma e alimentar a esperança de um saber inteligente.
Assim, a escola, supostamente, deixa de ser seletiva e passa a ser inclusiva. Mas essa realidade traz a essa mesma escola uma série de dificuldades e novos desafios. Um deles diz respeito à necessidade de relacionar-se com alunos de perfis diferenciados daqueles com que estava acostumada, e de lidar com grupos de estudantes heterogêneos em termos de perfil social, econômico e cultural. Logo unificar esses interesses em um só não será fácil no atual momento, porém tentar sempre sera uma oportunidade afim de troca conhecimentos essas tipos de alunos e com isso só quem ganha e a comunidade escolar