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Fórum obrigatório 4: reflexão

A formação docente

A formação docente

por Luiz Felipe Gomes Martins - Número de respostas: 9

A estagnação da prática metodológica do ensino em modelos tradicionais não são efetivamente capazes de atender as novas gerações que possuem diversas outras formas de obter conhecimento. No entanto, conforme o o capitulo 01 do livro Aprendizagem visível para professores de John Hattie torna-se demanda do docente promover que o próprio estudante seja seu professor. Missão difícil para aquele que possui uma gama de funções no ambiente escolar. Desse modo, talvez o ponto crucial a ser pensado comece com a formação do profissional docente que em muitas situações carece de recebimento dos reais atributos necessários para a escolarização de crianças e adolescentes. 


P.s: Não consegui compreender a palestra extra devido estar disponibiliza totalmente em inglês sem ao menos legenda.  

Em resposta à Luiz Felipe Gomes Martins

Re: A formação docente

por Alessandra do Nascimento Pereira Mamedes -
Olá, Luiz Felipe! Concordo com você. Nossa tarefa de ensinar e aprender nunca é simples, não podemos fazer tudo sozinhos. Muitas práticas, nós professores não estamos acostumados a utilizar em nossas aulas, precisamos de uma formação contínua e treinamento específico.
Em resposta à Alessandra do Nascimento Pereira Mamedes

Re: A formação docente

por WILLAMS DOS SANTOS RODRIGUES LIMA -
Verdade, Luiz e Alessandra! Concordo com vocês, quando citam que os professores precisam de formação específica para desenvolver suas habilidades docentes, visando a aprendizagem de seus estudantes. O problema, nesse contexto, é bem maior e precisa ser visto do macro para o micro. É preciso que os órgãos educacionais e de formação docente, compreendam a importância da formação continuada de professores, não da maneira que se faz no Brasil, em que muitos professores se quer são afastados das salas de aulas e acumulam horas para complementar sua renda. Dessa forma, como aprender novas possibilidades de formação, que possibilite novas maneiras de possibilitar a aprendizagem dos estudantes? Muito difícil.
Em resposta à WILLAMS DOS SANTOS RODRIGUES LIMA

Re: A formação docente

por Ana Paula Souza Araujo -
Concordo com as respostas dos colegas, mas tenho um adendo em referência ao papel do professor dentro da escola, pois na maior parte, o ensinar, o conteudo na sala de aula se torna coadjuvante diante de tantas responsabilidades e burocracias que acaba nos sendo propostas. A formação continuada deve ser objetiva e coerente com cada ambiente escolar, pois vemos metodos ótimos mas que não se aplicam a nossa realidade escolar.
Em resposta à WILLAMS DOS SANTOS RODRIGUES LIMA

Re: A formação docente

por Daniel Oliveira Rodrigues -
O autor traz o argumento de que professores, alunos e até pais de alunos podem saber a melhor forma de praticar em sala de aula e boas estratégias de ensino, mas isso é apenas senso comum e não há evidências de que funcione, ou, palestrante, temos crenças sobre o que funciona e o que não funciona, e isso também se aplica à educação. As evidências de um modelo instrucional eficaz corroboram a apresentação do artigo desta semana, que apresenta a perspectiva de um estudo que aborda a eficácia do processo de utilização de vídeos educativos para ensinar aos alunos conteúdos relacionados à siderurgia Curso de tecnologia metalúrgica, segundo Ramus, se o dados obtidos na pesquisa estiverem de acordo com nossas crenças, daremos mais peso a eles, caso contrário, os descartaremos.
Em resposta à Luiz Felipe Gomes Martins

Re: A formação docente

por Juliana Kohari da Silva -
Olá, colegas
Concordo com vocês sobre a importância de pensarmos a formação docente. Tendo em vista a sobrecarga de trabalho e os baixos salários, são poucos professores(as) que têm condições de desenvolver diferentes metodologias de aprendizagem.
Em resposta à Luiz Felipe Gomes Martins

Re: A formação docente

por Vitor Azevedo Abou Mourad -
Olá, Luiz e colegas!
Achei muito importante a associação feita por você, Luiz, em relação à formação docente, que também se alia a outros pontos comentados aqui, como a questão relativa à remuneração dos professores, mencionada pela Juliana. Fiquei pensando nisso tudo ao assistir à palestra, uma vez que o professor Franck fala, por exemplo, da possibilidade de se trabalhar em sala de aula com grupos de estudantes ''que são semelhantes de um certo ponto de vista'', como uma maneira de lidar com a heterogeneidade. Um problema, porém, é como o professor fará isso, diante de todas as suas atribuições e tarefas. Além disso, muitos não pensam dessa maneira, preferindo, por outro lado, manter suas práticas tradicionais e pouco efetivas para os estudantes.
Em resposta à Luiz Felipe Gomes Martins

Re: A formação docente

por Ludymila Furtado Cantanhede -
Acredito que os fatores limitantes da atualização didática e melhorias de ensino por parte dos docentes não são problemas isolados que partem de um só lado. É real a necessidade que os professores têm de se capacitarem, visto que o mundo é bombardeado de novas informações e tecnologias todo dia, como em qualquer outra profissão. Porém, muitas vezes a educação ainda é vista como uma área que não precisa de adaptações e atualizações fazendo com que o processo de ensino-aprendizagem não acompanhe as mudanças. Isso leva a dois resultados: 1. acomodação por parte da gestão educacional ou do docente; 2. falta de interesse dos alunos e baixo rendimento.
Acredito que a palestra de Franck Ramos nos leva a pensar sobre o poder que um docente tem quando realmente possui o objetivo de levar um ensino de qualidade aos seus alunos. Devemos ter cuidado para não romantizar situações difíceis que muitos professores passam e mesmo assim possuem bons resultados, mas levar em consideração a força que um docente tem quando realmente possui boa vontade e esforço para entregar um bom trabalho.
Em resposta à Luiz Felipe Gomes Martins

Re: A formação docente

por Fabricio da Silva Lobato -
Fazendo uma análise da Palestra de Ramus e o artigo da semana traz reflexões importante acerca do processo de ensino. Ramus começa a palestra com indagações de como podemos melhorar o ensino em todas as classes. Ramus informa que se tem vários especialistas, gurus e livros que falam sobre educação sobre o que funciona e o que não funciona no processo de ensino-aprendizagem.
Ramus traz um discursão que os professores, alunos e até mesmo os pais de alunos podem saber a melhor forma de se ter uma pratica e uma boa estratégia pedagógica em sala, mas isso fica apenas no senso comum sem evidencia nenhuma que pode ser eficiente, ou seja, para o palestrante nós temos crenças no que funciona e o que não funciona e isso também se aplica na educação.
E o artigo da semana traz uma evidencia de um modelo de ensino que deu certo corroborando com as falas de Ramus, o artigo traz uma visão de uma pesquisa que aborda a efetividade do uso de vídeos educacionais para o processo de ensino-aprendizagem de conteúdos relacionados à siderurgia para alunos do curso técnico em Metalurgia, e de acordo com Ramus se os dados obtidos em uma pesquisa forem de acordo com nossas crenças damos uma importância maior, caso contrário, descartamos.
Em resposta à Luiz Felipe Gomes Martins

Re: A formação docente

por Thallytah Leite Alves -
Concordo, Luiz! Antigamente, as aulas expositivas, onde o professor transmite conhecimento de forma unilateral, eram amplamente utilizadas. No entanto, atualmente, pesquisas mostram que os alunos aprendem melhor quando estão envolvidos ativamente na construção do conhecimento, através de abordagens mais interativas, como a aprendizagem baseada em projetos, discussões em grupo e atividades práticas.