A palestra é interessantíssima e TODOS que trabalham em escola deveriam assistir.
Há anos combato o mito das turmas separadas por nível de conhecimento. Esse nível medido por notas. E o faço por já ter passado por essa experiência. No início da minha carreira trabalhei numa escola pública de fundamental II onde a direção era muito aberta às ideias dos professores. Tentamos de tudo para melhor aprendizado e disciplina. O que menos surtiu efeito foi a enturmação por nível de conhecimento. Na verdade o efeito foi negativo. Percebemos que as turmas "boas" deixavam de ser tão boas antes do final do primeiro semestre, desenvolvendo-se nelas naturalmente uma gradação entre os alunos, do melhor para o pior. A turmas "ruins" eram verdadeiros purgatórios para os docentes e os estudantes, a indisciplina reinava e não havia estímulo para o ensino e para a aprendizagem. Perceber-se na turma boa envaidecia os alunos o na turma ruim os humilhava.
Uma boa prática foi a organização de salas ambiente, onde os alunos trocavam de sala, não os docentes. Inicialmente toda essa movimentação deu trabalho para a inspetoria e gerou problemas. Com o tempo os alunos se habituaram e as trocas de sala ficaram mais rápidas. Ter o material pedagógico específico exposto, desfrutar de uma aula no laboratório os estimulou a aprender e zelar pelo ambiente.