Ir para o conteúdo principal

Fórum obrigatório 4: reflexão

Precisamos acabar com a enturmação por nível de conhecimento!

Precisamos acabar com a enturmação por nível de conhecimento!

por Suzana dos Santos Matos - Número de respostas: 1

A palestra é interessantíssima e TODOS que trabalham em escola deveriam assistir.

Há anos combato o mito das turmas separadas por nível de conhecimento. Esse nível medido por notas. E o faço por já ter passado por essa experiência. No início da minha carreira trabalhei numa escola pública de fundamental II onde a direção era muito aberta às ideias dos professores. Tentamos de tudo para melhor aprendizado e disciplina. O que menos surtiu efeito foi a enturmação por nível de conhecimento. Na verdade o efeito foi negativo. Percebemos que as turmas "boas" deixavam de ser tão boas antes do final do primeiro semestre, desenvolvendo-se nelas naturalmente uma gradação entre os alunos, do melhor para o pior. A turmas "ruins" eram verdadeiros purgatórios para os docentes e os estudantes, a indisciplina reinava e não havia estímulo para o ensino e para a aprendizagem. Perceber-se na turma boa envaidecia os alunos o na turma ruim os humilhava.

Uma boa prática foi a organização de salas ambiente, onde os alunos trocavam de sala, não os docentes. Inicialmente toda essa movimentação deu trabalho para a inspetoria e gerou problemas. Com o tempo os alunos se habituaram e as trocas de sala ficaram mais rápidas. Ter o material pedagógico específico exposto, desfrutar de uma aula no laboratório os estimulou a aprender e zelar pelo ambiente.

Em resposta à Suzana dos Santos Matos

Re: Precisamos acabar com a enturmação por nível de conhecimento!

por Talita Rosetti Souza Mendes -
Olá, Suzana, foi ótimo ler seu relato. Tive uma experiência parecida em colégios-cursos na minha cidade. Aqui, muito se divide estudantes por "desempenho" no intuito de que tenham "vontade" de competir para estar na "melhor" turma. No fundo, nunca percebemos alterações, estudos, acompanhamentos, mas era nítido que cada aluno permanecia em mesmo ritmo sem que observássemos qualquer movimentação diferente nas turmas. Sem dúvida, a palestra traz novos olhares para isso, colocando também discentes em pontos interessantes do processo pedagógico.