Olá!
Sobre a palestra de Franck Ramus dessa semana, me senti inserido no diálogo proposto. Quando o palestrante citou sobre os alunos que possuem comportamentos perturbadores e como a escola “resolve” esse problema com a punição, até que chega um momento em que o estudante fica “anestesiado” diante dessas medidas. Isso ocorre bastante, e é importante quando ele diz que essa prática é falsa, por que ela retamente NÃO FUNCIONA. O que vai ligar-se com sua fala principal, que possuímos milhares de estudos sobre educação e não nos valemos deles para experimentar mudanças significativas dentro do espaço escolar.
Outro tópico que achei interessante, foi quando o senhor Ramus citou sobre a divisão de alunos em classes diferentes para possuírem mais homogeneidade entre os estudantes. Em diversas reuniões no colégio onde trabalho, que é privado e precisa de resultados, um professor sempre sugere isso para a direção. Infelizmente nunca o refutei, agora já sei que posso estudar esse assunto no viés cientifico e dizer o equívoco que ele possui, bem como propor um meio para ajudar nessa demanda.
Muito me agradou o tema dessa semana. Grato à todos!