Ir para o conteúdo principal

Atividade 4.2 (Fórum Obrigatório)

Inclusão

Inclusão

por Daiane Ferreira Arantes Beraldo - Número de respostas: 1
No âmbito das escolas, não conheço nenhum projeto inclusivo que eu possa mencionar no fórum. No entanto, sei das dificuldades dos portadores de deficiência nas escolas e no mercado de trabalho por conhecer famílias que têm filhos com alguma deficiência. Tais famílias relatam as barreiras para matricular na escola regular; seguidas das limitações do processo de aprendizagem, dificuldades da escola para contratar intérprete de libras e  bullying. E no mercado de trabalho, as famílias relatam que os desafios são enormes, pois em alguns casos, o aluno não consegue seguir na empresa por ausência de leitura básica; sentindo-se desanimados também para a vida social. Diante das leituras, percebo que a legislação e pesquisas avançaram, mas ainda tem um longo caminho para avançar; para que a prática seja efetiva e a inclusão aconteça por completo e o portador de deficiência sinta-se acolhido.
Em resposta à Daiane Ferreira Arantes Beraldo

Re: Inclusão

por Elen Carla Pereira dos Santos -
Particularmente sei como é a questão da inclusão escolar, pois tenho filhos com TEA, e vejo como as escolas estao preparadas para lhe dar com o as diferentes situações dos alunos, meu filho mais velho nunca teve um monitor, ou miinha filha, com dificuldades de audição e ate interações sociais, alguns professores não sabem lhe dar com as diferenças, mas no fim eu sempre ouço: " autistas são muito inteligentes", como se fosse um consolo a mãe. Vejo que as escolas ainda se adaptam ao que não é convencional, ao pensamento de professores e gestores que tem incluusão como coitadismo, pena, como não corrigir o erro dos filhos por que são especiais, ainda há muito que mudar.