O texto da primeira semana de curso elenca os principais fatos históricos dos anos 90 para o entendimento da reforma na educação brasileira e também das políticas públicas existentes neste contexto. A globalização é assunto em comum no texto da apostila, na música "Globalização, o delírio do dragão!" e no documentário "Encontro com Milton Santos: o mundo global visto do lado de cá".
As consequências da globalização relatadas na música e no documentário contrastam com a garantia dos direitos básicos dos cidadãos, registrados na Constituição Federal de 1988, um destes direitos básicos é justamente a educação básica. A democratização da educação enfrenta uma grande mudança na sociedade devido aos efeitos da integralização política, econômica e cultural global, com isso, em 1990, a educação passa por uma reforma com a participação de 155 governos mundiais. No brasil, o interesse era formar uma massa de trabalhadores qualificados que, no documentário, são retratados como mão de obra barata.
Em síntese, a música e o documentários mostram as mazelas da globalização que refletiram nas reformas educacionais relatadas no texto da primeira semana da atual disciplina.