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Atividade 2.1

Pela profissionalização da Educação (profissional)

Pela profissionalização da Educação (profissional)

por Gustavo Libério de Paulo - Número de respostas: 3

Os estudos da Semana 2 "Legislação que Regulamenta a Educação Brasileira com Foco na Educação Profissional e Tecnológica - EPT (LDB e Diretrizes Curriculares)" e o artigo "Educação Profissional e a Reforma do Ensino Médio: lei nº 13.415/2017" problematizaram um dos muitos paradoxos que resistem no bojo das Políticas Públicas de Educação no Brasil: o flerte com o amadorismo (do qual gera-se a persistente pauta do "voluntariadismo") em detrimento da profissionalização da educação, especialmente a Educação Profissional.

Considero esdrúxula desvalorização dos profissionais docentes por meio da indução do notório saber. É o álibi para a fuga da obrigação de se construir melhores planos de carreira e salário. Além de não fomentar a formação de um profissional/formador do técnico de nível médio que seja capaz de interagir criticamente com os contextos sociopolítico, histórico, cultural, econômico que fazem fronteira tênue com a educação e as relações de trabalho nos modos de produção. Como se não bastasse, a possibilidade de escolha de um itinerário formativo pelos jovens, que em tese é uma ideia bacana e progressista, não passe de uma falácia, pois, não foi conferido às escolas públicas o investimento necessário para a oferta do cardápio com os cinco itinerários.

Em resposta à Gustavo Libério de Paulo

Re: Pela profissionalização da Educação (profissional)

por Antenor Alves Cabral Filho -
Boa tarde colega,

Concordo contigo acerca do flerte com o amadorismo, isso só enfraquece a visão sobre o ensino técnico que por sua vez já é secundarizado em nosso país como uma opção de menor valor a nível de formação.
Também corroboro com sua afirmação de que os profissionais que lecionam no ensino técnico também devem ter formação adequada anível técnico, pedagógogico e mais ainda a nível andragógico, pois o ensino técnico em sua maioria lida com adultos.
Em resposta à Gustavo Libério de Paulo

Re: Pela profissionalização da Educação (profissional)

por Cláudio Ribeiro de Sousa -
Prezado Gustavo, de fato as carreiras docentes em nosso país são pouco atrativas e isso impacta diretamente no dia a dia escolar. Isso fica ainda mais evidenciado pela falta de investimento (ou queda no investimento ao longo dos anos) na Educação. Sem isso, não temos como evoluir.
Em resposta à Gustavo Libério de Paulo

Re: Pela profissionalização da Educação (profissional)

por Fabrício Vieira Bonfim -
Olá,

cabe ressaltar que, se a exigência de apenas o notório saber pudesse, à época, ser uma solução para tapar as deficiências da rede de ensino no que tange à capacitação de docentes, hoje precisa ser repensada, pois constitui brecha para que não haja progresso de conhecimento amplo dos mestres, que não só transmitem o conhecimento técnico, mas também estão lá para atender à formação geral do educando. Dessa feita, uma formação pedagógica conciliada com a técnica é mandatória.