Concordo plenamente, pois tenho uma filha que está cursando o ensino médio integrado com o profissionalizante. A principio um ano antes da pandemia ela estava cursando o ensino médio turno integral em uma escola estadual, ano ao qual não percebi nenhum atrativo ou incentivo que motivasse os alunos a permanecer com entusiasmos e dedicação, pois na concepção do programa era um mundo totalmente lindo e cheio de interatividade entre a comunidade acadêmica e os alunos. No segundo ano já em período da pandemia eu havia inscrito ela na seleção do instituto federal daqui do estado e ela foi selecionada, então fiz a transferência dela para o IFES a contra gosto dela, retornou ao inicio dos estudos pois se permanece na antiga escola seria o 3º ano, e como optei para que retornasse ao inicio em uma instituição federal. Com essa mudança ela teve a oportunidade de rever algumas matérias que foram estudas e um pouco mais além, mais o que eu quero dizer e que o ensino médio e um período de transição que gera diversos desafios para os estudantes e as instituições de ensino, com o objetivo de desenvolver os conhecimentos obtidos nas etapas anteriores e preparar os alunos para o mercado de trabalho ou para a faculdade.
Assim sendo o ensino médio profissionalizante poderiam ser estendido, deveria contar com empresas parceiras para que os alunos possam por em prática os assuntos abordados nas escolas e deixar de ser teoria e passar a ser a prática.
Edinea dos Santos Marçal
Assim sendo o ensino médio profissionalizante poderiam ser estendido, deveria contar com empresas parceiras para que os alunos possam por em prática os assuntos abordados nas escolas e deixar de ser teoria e passar a ser a prática.
Edinea dos Santos Marçal