Em discussão com amigos na área de docência sobre a reforma do ensino médio, quero destacar também que a reforma do Ensino Médio instituída pela lei nº 13.415/2017, criou itinerários formativos como recurso onde o aluno escolhe o caminho que quer percorrer, mas não preparou o aluno para essa escolha, conversamos sobre uma experiência de um amigo que teve essa semana a ingrata situação de acompanhar alunos que tinha que entrar no sistema para fazer a matricula para o ano de 2024,pois os mesmos não tinham uma decisão formada sobre qual escolha fazer. Instituir uma lei e não dar amparo para gozar dessa lei é no mínimo estranho e foge do espirito da lei. Sendo que os alunos não conheciam o universo da Robótica, não conhecem o que se estuda em gestão de negócios eixo administração, não conhecem marketing digital e suas ferramentas, ou seja, precisa de um preparo através de feiras de profissões, fóruns nas escolas, palestras para os alunos interagirem com as profissões e assim conseguirem fazer suas escolhas mais próximas da sua realidade, se não teremos alunos estudando esses eixos desmotivados. Esses foram os depoimentos dos meus amigos que atualmente estão em sala de aula.