O assunto abordado na segunda semana discute a LDBEN de 1996, e mostra uma visão geral das diretrizes da educação nacional no Brasil nesta época. Destacando a importância da educação profissional e tecnológica como parte integral da formação do trabalhador.
Também aponta problemas no ensino médio brasileiro, como o desinteresse dos alunos e falta de professores.
O segundo texto aborda a Lei nº 13.415/2017, que promoveu uma reforma no ensino médio. Criticando a legislação por submeter a educação profissional aos interesses do mercado de trabalho em detrimento da formação integral dos estudantes.
Sendo assim os temas Educação Profissional e a Reforma do Ensino Médio, trazidas pela Lei nº 13.415/2017, representam um esforço significativo para modernizar o sistema educacional brasileiro. Considerando a importância da formação técnica aliada à educação acadêmica, essa reforma buscou preparar os estudantes de maneira mais abrangente para os desafios. No entanto, para a realização desse projeto é necessária investimentos adequados, formação de professores e avaliação constante para um bom desenvolvimento.