Os vídeos destacam críticas à visão curricular tradicional, em que as crianças recebem uma educação mecânica para prepará-las para se tornarem trabalhadores da produção. O modelo é baseado em métodos de ensino padronizados que enfatizam a memorização e a avaliação por meio de testes. A teoria crítica do currículo, por outro lado, procura promover a justiça social e a igualdade e transformar a prática educativa. Eles enfatizam a adoção de diversas perspectivas culturais, a desconstrução da sabedoria convencional e o desenvolvimento de habilidades críticas. Além disso, enfatizam a importância do diálogo crítico, da consciência política e da participação na mudança social.
O filme Tempos Modernos e a teoria crítica do currículo enfocam a desumanização e a alienação causadas por sistemas opressivos. O filme ilustra a desumanização dos trabalhadores nas sociedades industrializadas, enquanto a teoria crítica do currículo destaca a necessidade de resistir à reprodução acrítica das ideologias dominantes nos sistemas educativos. Estas perspectivas convidam-nos a questionar as estruturas de poder existentes e a procurar formas transformadoras e emancipatórias de sistemas educativos, reforçando a importância dos currículos de pensamento crítico. Ambos os vídeos são relevantes porque criticam os formatos curriculares tradicionais e afirmam teorias críticas e pós críticas sobre suas características, e também estão alinhados com a filosofia curricular de Libâneo.