Ir para o conteúdo principal

Atividade 3.1 - Fórum Avaliativo

Currículo como confluência de práticas

Currículo como confluência de práticas

por Isis Vanessa Halim de Lima - Número de respostas: 1


O conceito do currículo como uma confluência de práticas refere-se a uma abordagem recente e esta relacionada a ideia de integração de diferentes abordagens no campo da pedagogia (diferentes práticas) com objetivo de promover uma educação mais abrangente e eficaz. Envolve a integração de diferentes métodos, abordagens e disciplinas para criar uma experiência de aprendizado mais rica e significativa. Essa abordagem pode ajudar as(os) alunas(os) a desenvolver habilidades de pensamento crítico, criatividade e compreensão mais profunda dos tópicos que estão estudando. Essa perspectiva do currículo como confluência de práticas destaca a complexidade do processo educacional e reconhece que ele não pode ser entendido apenas como uma lista de tópicos/conteúdos a serem ensinados, mas como um sistema dinâmico que é moldado por uma variedade de fatores, como por exemplo, o contexto sociocultural no qual esta inserido e os recursos educacionais disponíveis, permitindo abordagens flexíveis e adaptativas para o seu desenvolvimento.  

Na minha prática pedagógica uma experiência que tem sido bem positiva é a aprendizagem baseada em projetos. Nesse método, as(os) alunas(os) trabalham em atividades que envolvem múltiplas habilidades, disciplinas e conhecimentos, permitindo que eles integrem diferentes práticas de forma significativa. 

Em resposta à Isis Vanessa Halim de Lima

Re: Currículo como confluência de práticas

por Davi Santos Moura -
Diversas são as vantagens atribuídas à aprendizagem baseada em projetos, desde o amparo material da concretude do projeto em si, passando pelos gradativos resultados advindos da execução dos mesmos, até o sentimento de pertencimento o qual cada membro se percebe dentro de referido processo. É uma metodologia extremamente oportuna a depender do planejamento pedagógico exigido pela matéria e do domínio do profissional da educação que a empregue.