O conceito do currículo como uma confluência de práticas refere-se a uma abordagem recente e esta relacionada a ideia de integração de diferentes abordagens no campo da pedagogia (diferentes práticas) com objetivo de promover uma educação mais abrangente e eficaz. Envolve a integração de diferentes métodos, abordagens e disciplinas para criar uma experiência de aprendizado mais rica e significativa. Essa abordagem pode ajudar as(os) alunas(os) a desenvolver habilidades de pensamento crítico, criatividade e compreensão mais profunda dos tópicos que estão estudando. Essa perspectiva do currículo como confluência de práticas destaca a complexidade do processo educacional e reconhece que ele não pode ser entendido apenas como uma lista de tópicos/conteúdos a serem ensinados, mas como um sistema dinâmico que é moldado por uma variedade de fatores, como por exemplo, o contexto sociocultural no qual esta inserido e os recursos educacionais disponíveis, permitindo abordagens flexíveis e adaptativas para o seu desenvolvimento.
Na minha prática pedagógica uma experiência que tem sido bem positiva é a aprendizagem baseada em projetos. Nesse método, as(os) alunas(os) trabalham em atividades que envolvem múltiplas habilidades, disciplinas e conhecimentos, permitindo que eles integrem diferentes práticas de forma significativa.