Entende-se como currículo de confluências de práticas aquele em que é possível encontrar um uma gama de conhecimentos interligados, ou seja, onde é possível a concepção de vários saberes, que contribuem para o aperfeiçoamento do currículo escolar. Logo, a participação de vários profissionais e de diferentes visões contribuem para a construção do conhecimento que vai além da sala de aula. Pois, diante da variedade de pensamentos e situações, os profissionais necessitam mudar o currículo, uma vez que ele é mutável e necessita abranger ou acolher as diferentes situações.
Isso é possível pois o objetivo do currículo é conectar os estudantes com os diferentes tipos de saberes e experiências, contribuindo para a sua formação tanto educacional, quanto social. Os profissionais envolvidos possuem saberes que ajudam na construção e adaptação do currículo diante das necessidades de modificação encontradas na sua execução.
A implementação do currículo requer dos profissionais envolvidos uma contribuição e dedicação especial, logo que os desafios encontrados são grandes e para isso é necessário que haja uma flexibilização da estrutura educacional para que assim possa acontecer as mudanças e acolhimentos necessários.