O Currículo como Confluência de práticas diz respeito a uma noção de processo dinâmico, em que o currículo se constrói a partir de uma diversidade de forças que atuam no nível da prática social efetiva, um processo que pode ser historicizado, ou seja, que possui sempre um contexto social e político específico, no tempo e espaço em que está situado.
Essa conceituação derruba o paradigma do currículo como um processo verticalizado, imposto de cima para baixo, em que o poder sobre as aprendizagens está situado em um centro burocrático. É certo que os procedimentos administrativos e burocráticos limitam e direcionam o currículo, mas não são uma força única, cada escola é um mundo, está situada em determinado contexto, e cada profissional da educação tem sua devida importância na prática produtora do currículo.
A ideia fatalista de sistema escolar falho e fracassado não cabe a partir dessa concepção de currículo, não só porque cada escola se diferencia em níveis de prática efetiva, com forças distintas, mas também porque essa ideia pertence a um determinado grupo político, que tira vantagens ao dizer que esse sistema não tem mais utilidade e precisa ser substituído por outro. Qual sistema escolar seria perfeito e livre de falhas? É possível simplesmente planejar um sistema e colocá-lo em funcionamento sem considerar a intenção e atuação de cada membro da comunidade escolar? Creio que não, justamente porque as forças que confluem na produção do currículo nunca são neutras, por isso é preciso tomar cuidado com a manipulação de discursos dos atores políticos que pretendem "salvar a educação" com a intenção positivista de buscar o "progresso do país".
Outra ideia fatalista colocada em xeque é a de que o professor não tem poder nenhum, pois cada ação e relação que compõe a prática social tem seu significado e importância na produção do currículo. Existem limites e pressões sobre a carreira e a metodologia do professor, ele não é um herói ou um vilão, dotado de superpoderes, mas com certeza exerce um grau relevante de influência na aprendizagem e formação de seus alunos.