Ir para o conteúdo principal

Atividade 3.1 - Fórum Avaliativo

Currículo como Confluências de Práticas

Currículo como Confluências de Práticas

por Michael Santos Duarte - Número de respostas: 1

Conforme bem explorado no material didático o currículo não é um elemento neutro e estático. Ele é sempre estruturado considerando questões sociais e culturais e deve ser analisado como um objeto dinâmico, ou seja, resultado de uma série de deliberações dos agentes participantes da montagem do currículo.

Dessa forma o currículo se apresenta como um elemento de convergência das praticas e interesses desses participantes, sendo eles, professores, alunos, pais, forças sócias, grupos de criadores e intelectuais. Dentre esses participantes o professor ocupa papel de destaque, uma vez que esse é parte integrante do currículo construído e transmitido aos discentes.

Em minha prática docente (práxis) aplico o currículo através do uso de metodologias de ensino que estimulam a autonomia, socialização e conscientização do aluno. Dessa forma o estudo desse semana chamou atenção a influência de minhas questões sociais e culturais na transmissão e construção do currículo.


Em resposta à Michael Santos Duarte

Re: Currículo como Confluências de Práticas

por Maria Verônica França Dantas -
Boa noite, Michael!

Assim como você, costumo utilizar a flexibilidade e o caráter processual do currículo a partir de metodologias de ensino e recursos que favoreçam a socialização e autonomia dos estudantes. É realmente muito importante refletir sobre a atuação do professor na construção de um currículo efetivamente democrático.