Prezados,
Diante de todo conhecimento explorado nesta disciplina até então, fica evidente que o currículo não é uma ferramenta na qual apresenta característica não mutável. Além disso, quando uma ferramenta/método tão importante não é adequado conforme a realidade, há consequências a serem consideradas. No entanto, faz-se necessário a sua mutação, adequação e complementação de acordo com os aspectos culturais, sociais e econômicos, assim como é de grande valia a busca e compreensão em referências exteriores.
Conforme o exposto, o currículo quando explorado de forma descentralizada, há uma conexão entre todos os autores que irão fazer parte deste importante círculo, como professores (com papel de destaque), alunos, sociedade, pais entre outros.
Como docente busco cumprir o que é apresentado no currículo, mas não apenas o que está lá, é importante outras estratégias pedagógicas para os alunos, bem como ferramentas, softwares (na área de projeto arquitetônico), trabalhos interdisciplinares com outras turmas e/ou disciplinas, é notório a motivação dos alunos e seu crescimento, não apenas educacional.