Percebe-se, no contexto atual, uma preocupação, em especial, dos grandes conglomerados empresariais do ramo da educação em realizar a privatização deste que é, indubitavelmente, o serviço que, caso desejemos constituir uma sociedade melhor no futuro, precisa de maior atenção. Constata-se, ao ler o material proposto e assistir ao vídeo, que algumas das ideias que vislumbram atualmente como práticas gerenciais exitosas, pautam seus fundamentos nas teorias da Administração Cientifica, desenvolvida por Frederick Taylor. Porém, vale ressaltar que gerir uma empresa privada que objetiva a obtenção do lucro e gerir uma escola (em especial, uma escola pública) não são a mesma coisa. A gestão da escola pública, como mencionado, precisa priorizar a construção de conhecimento e, este não pode ser viso como um mero produto. Em verdade, o conhecimento irá contribuir, sim, para a formação integral de um ser pensante, de um ser reflexivo, que transcenda, dessa maneira, a simplória formação de mão-de-obra barata para a obtenção de mais-valia, como os capitalista assim desejam.
Neste sentido, precisamos atuar de forma a resistir à pressão capitalista que impõe sua força descomunal em várias frentes, inclusive elegendo parlamentares que irão defender, no Congresso Nacional, suas pautas. Mais do que nunca, é o momento de entendermos que, como disse Drucker, o capital humano é o ativo mais valioso de qualquer companhia e, assim, para que a escola alcance seus objetivos, precisa de uma gestão humanizada.